Os Postos de Identificação do Instituto Geral de Perícias (IGP) no interior do Estado e nas unidades do Tudo Fácil iniciaram nesta quinta-feira (4) o encaminhamento da primeira via do novo modelo da carteira de identidade. E só no primeiro dia, conforme o IGP, foram solicitados 572 documentos. Aqui no Estado, porém, a implantação começou no dia 26 de julho, em Porto Alegre.
A nova carteira utiliza o número do CPF como RG e está disponível gratuitamente, mas somente para 1a via. “Apenas quem nunca emitiu um RG, como no caso das crianças ou de adultos que fizeram o documento em outro Estado, estão aptos a solicitarem o novo modelo de documento,” explica a diretora-geral do IGP, Heloisa Kuser.
Para solicitar o novo documento é necessário apresentar a certidão (nascimento, casamento ou de casamento com a averbação do divórcio) correspondente ao estado civil atual e informar o número do CPF, que deve estar livre de restrições junto à Receita Federal. O atendimento é feito por ordem de chegada ou por agendamento prévio no site – varia conforme o município. Para saber como proceder, o cidadão deve acessar o site do IGP.
Segunda via
Ainda não há previsão sobre a implantação do novo modelo para a 2a via. Por enquanto, elas seguem sendo encaminhadas no modelo atual, que vale pelos próximos dez anos, ou seja, os brasileiros têm até 28 de fevereiro de 2032 para providenciar o novo documento, independente da idade atual ou da data de expedição. “Apelamos para que a população evite ir aos Postos agora, o que pode gerar filas e demora no atendimento”, afirma Heloisa.