Em parceria com a empresa SKA, Feevale desenvolverá game para ajudar crianças com problemas respiratórios

5 de agosto de 2022 - 14:56

Cinco professores da Universidade Feevale estão envolvidos em um projeto de tecnologia aprovado pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul, por meio do edital Techfuturo 03/2022. Em parceria com o Grupo Hospitalar Conceição (GHC) e a empresa SKA Automação de Engenharia, os docentes Juliano Varella de Carvalho, João Mossmann, Cristiano Max Pereira Pinheiro, Marta Rosecler Bez e Vandersilvio da Silva ajudarão a criar um jogo voltado a crianças com problemas respiratórios.

O game Play Blow na Fisioterapia: um jogo virtual para auxiliar crianças em exercícios ventilatórios começará a ser desenvolvido neste semestre, a partir de uma necessidade constatada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Criança Conceição, de Porto Alegre, onde os pacientes pediátricos possuem resistência aos exercícios ventilatórios propostos durante o tratamento fisioterapêutico hospitalar. O objetivo é utilizar o jogo virtual, com animações lúdicas, para auxiliar as crianças a realizarem atividades de respiração, visando a melhora da capacidade pulmonar e de educação ventilatória. Isso as ajudará a cantar, nadar e tocar instrumentos de sopro, entre outras tarefas.

Conforme o professor do curso de Ciência da Computação da Feevale, Juliano Varella de Carvalho, coordenador do projeto, o jogo terá um cenário lúdico, constituído por estratégias de gamificação que contribuem, pedagogicamente, para favorecer a aprendizagem de pessoas por meio de situações reais. “Esse projeto, construído a diversas mãos, se caracteriza por aplicar Ciência e Tecnologia para solução de problemas reais e urgentes. Nele, teremos uma equipe de excelente formação e diversas áreas necessárias à construção do game, bem como conhecedores do domínio onde o jogo será aplicado”, destaca. “Estamos ansiosas pelo início do projeto pois, certamente, ao final dele, teremos orgulho do que será construído, visto que impactaremos positivamente a vida de crianças que necessitam fazer exercícios ventilatórios”, complementa.

Ainda segundo o docente, o game será direcionado a crianças de três a sete anos, idade em que já obedecem a comandos verbais. A ideia inicial é que o dispositivo seja instalado em celulares, onde o paciente assoprará através de uma interface, que será responsável por captar o padrão ventilatório. Dessa forma, os dados analógicos serão transformados em dados digitais, que, combinados com movimentos de inspiração ou expiração, implementarão as ações dentro de jogo.

Equipe interdisciplinar e bolsas de estudo

O Play Blow será desenvolvido por uma equipe interdisciplinar, que envolverá a participação de pesquisadores, profissionais e estudantes de áreas da saúde, games, computação e engenharia elétrica. Para a execução do projeto, serão destinadas cinco bolsas de estudos.

Notícia anterior
Próxima notícia

Comentários

diana loreens

tonybet.com est certus varius varius cum varietate ludorum et promotionum liberalium. Pagina decurrit in programmatibus per societates sicut NetEnt, Microgaming, Betsoft, Quickspin, et aliis. Hic varius varietatem ludorum habet, inter foramina, tabulas, immissos video, ac etiam optiones mangones vivunt. Omnes histriones secure ludere possunt in TonyBet quod ad suum usorem-amicum interface. In varius metus eget nisl ultrices, in suscipit quam ultrices. Amicae ministrorum ministrorum hic sunt ut tuis quaestionibus respondeant. Super, TonyBet magna electio est si ludere vis in online honesto et secure varius.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo