A ideia inicial foi promover um evento para incluir 21 dos 53 animais do Canil Municipal com algum tipo de deficiência no espaço de adoção. O evento foi crescendo e agora vai abordar a necessidade de inclusão, acessibilidade para animais e para pessoas deficientes com a presença da Associação Leopoldense de Deficientes (Aldef) e do finalista do The Voice Kisd, o leopoldense/canoense Arthur de Mari.
É o 1° Parapet neste sábado (6), das 10 às 17 horas, na rua Marquês do Herval entre a avenida João Correia e a rua Florêncio Câmara, junto à Central Animal Pet, parceira da Secretaria de Proteção Animal (Sempa) para espaços de adoção.
“Será uma grande festa para que as pessoas se conscientizem sobre todos os tipos de inclusão, de acolhimento e de adoção dos animais. Pelo que sabemos é a primeira vez que haverá um evento no Rio Grande do Sul e no Brasil com foco na adoção e nas adaptações para melhor qualidade de vida dos animais”, destaca o titular da Sempa, Walter Léo Verbist, contando a história da Vitória, de apenas 2 anos, resgatada após ter sido atropelada. “Ela teve uma fratura posterior direito e não tivemos outra alternativa a não ser a amputação da pata direita. Mas ela tem vida normal, um amor”, diz Verbist.
Condenados à prisão perpétua”
Idealizador do Parapet, o veterinário Mauro Winckler , que há três anos disponibiliza o espaço para adoção explica porque sugeriu o evento. “Os animais mais jovens e bonitos são adotados facilmente enquanto aqueles que tem algum tipo de deficiência ficam no Canil, esquecidos, praticamente condenados à pena de morte ou prisão perpétua. É injusto que fiquem no Canil longe da sociedade, sem um carinho. Foi a partir dessa visão que sugerimos ao secretário Walter a realização do 1° Parapet”.
300 animais no canil
O evento deste sábado será direcionado aos animais com algum tipo de deficiência, como o caso da cachorra Vitória e da gata Cynti Lauper, nome em homenagem a cantora americana. Mas tanto o secretário Verbist como o veterinário Mauro, ressaltam da importância em seguir adotando os animais. “O canil tem mais de 300 animais. Então importante o pessoal seguir adotando. Por isso a gente reforça que os leopoldenses compareçam no sábado e adotem”, lembrou Mauro.
Confira a programação
- 10h – Abertura com a Banda de Percussão Melódica da EMEF Castro Alves
- 10h30 – Desfile dos cães especiais do Canil Municipal
- 11h – Palestra sobre plantas tóxicas para pets e crianças, com Joel Garcia Dias da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
- 12h – Show musical com Pagode do TT
- 13h – Apresentação de Agillity com Ivan Brizola da Dog’s School
- 13h45 – Desfile dos cães especiais do Canil Municipal
- 14h – Painel: Sou Pet Especial
- 15h15 – Show musical com Arthur de Mari
- 15h45 – Apresentação de Agillity com Ivan Brizola da Dog’s School
- 16h15 – Desfile de cães especiais do Canil Municipal
- 16h30 – Show musical com a Banda The Dogs
Veja o vídeo aqui