Após 30 dias de Operação Acalento, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) com o objetivo de investigar crimes contra crianças e adolescentes, a região Sul foi a segunda que registrou maior número de vítimas.
De acordo com o MJSP, foi um total de 5.132 crianças e jovens vítimas de alguma violência, sendo que desses, 3.228 foram em Santa Catarina. Rio Grande do Sul e Paraná, porém, não ficaram atrás. A atuação integrada das policias civis nos três Estados resultou em 183 prisões, 636 medidas protetivas solicitadas, 67 mandados de busca e apreensão, sete menores apreendidos, além de 98 palestras e campanhas ministradas.
A Operação Acalento ocorreu de 13 a de junho a 13 de julho em 25 estados e no Distrito Federal, coordenada pela Secretaria de Operações Integradas (Seopi/MJSP) e executada pelas Polícias Civis dos estados e do DF. Teve como foco investigações de crimes contra crianças e adolescentes, como violência física, violência sexual, exploração, aliciamento, maus tratos, homicídios e outros, com a instauração de procedimentos policiais, cumprimento de mandados judiciais, ações preventivas com campanhas e palestras, entre outras atividades.