Feevale firma convênio de cooperação tecnológica com a SKA Automação de Engenharias

26 de julho de 2022 - 16:54

A Universidade Feevale firmou um convênio de cooperação tecnológica com a SKA Automação de Engenharias que beneficiará acadêmicos dos cursos de graduação das áreas das engenharias e de outros níveis de ensino. Por meio da parceria, a empresa, focada em iniciativas voltadas para o desenvolvimento regional e tecnológico com sede em São Leopoldo, cederá a licença da plataforma 3D Experience para uso dos estudantes em projetos de sala de aula. Além do software, o convênio estabelece ações de promoção de inovação, desenvolvimento tecnológico e transferência de tecnologia entre a Universidade e a empresa.

A plataforma 3D Experience é um sistema de operações hospedado na nuvem, ou seja, não depende de instalação prévia nos computadores, o que facilita sua utilização. O software permite unificar as atividades de uma empresa – no caso dos estudantes, de uma empresa hipotética – capacitando para projetar produtos, desde a pesquisa, passando pela manufatura até a entrega e seu uso, antes de realmente produzi-los. Por se tratar de um conjunto de aplicativos colaborativos reunidos em uma só plataforma, é possível salvar todos os planos e simular todas as etapas de um processo fabril, como desenvolvimento de componentes, de estruturas, de equipamentos e de máquinas, por exemplo.

O professor dos cursos da área das engenharias da Feevale, Josimar Souza Rosa, explica que é possível, por exemplo, modelar objetos ou componentes de máquinas e simular as suas capacidades e desempenho estrutural, apenas no ambiente de simulação da plataforma. Para Rosa, a parceria com a SKA é muito importante para o desenvolvimento dos acadêmicos. “O software possibilitará que o aluno aperfeiçoe as suas habilidades e as suas competências dentro das áreas de engenharias e design, e utilize uma ferramenta de alta tecnologia que é empregada no mercado. Isso traz o estudante para um contexto muito atual, que é o da indústria 4.0”, afirma Rosa.

Para a Érica Rizatto, gerente Educacional na área comercial da SKA, a partir da cooperação com a Feevale, a empresa prevê um futuro muito promissor, não apenas para a Universidade e seus alunos, mas também para a própria indústria, que terá, com os egressos da Instituição, uma mão de obra ainda mais qualificada. “Acreditamos que uma plataforma como a 3D Experience e as possibilidades de colaboração que ela proporciona, bem como as facilidades de se trabalhar em um ambiente na nuvem, são o futuro da indústria. Para nós, é muito importante começar um projeto assim com uma universidade como a Feevale, pois seremos pioneiros em proporcionar ao mercado mão de obra extremamente qualificada”, declara Érica.

No segundo semestre deste ano, os professores da Feevale participarão de treinamentos sobre a 3D Experience, ministrados por equipes da SKA. A previsão é que a ferramenta esteja disponível, gratuitamente, para os acadêmicos a partir do primeiro semestre de 2023.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo