180 empresa suspeitas de praticarem telemarketing abusivo em todo o País foram suspensas nesta segunda-feira (18) em uma ação coordenada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ligada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em parceria com os Procons (órgãos de defesa do consumidor). O objetivo é combater ligações não solicitadas para oferta de produtos ou serviços.
Essas empresas, conforme a Senacon, obtinham dados pessoais de forma ilegal para entrar em contato.
Entre as empresas que tiveram a atividade de telemarketing suspensa, estão as instituições financeiras que lideram o número de reclamações sobre telemarketing na plataforma consumidor.gov.br A medida foi tomada após o registro de mais de 14 mil reclamações em três anos no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec).
“Para se ter uma ideia, em um dos casos apurados pela Senacon, um idoso alegou ter recebido mais de 3 mil ligações de telemarketing nos cinco números de telefones que possuía”, afirmou por nota o Ministério da Justiça e Segurança.
Não são atingidos pela suspensão o telemarketing passivo, em que o cliente liga para a empresa, as cobranças, os pedidos de doações e as ligações expressamente autorizadas pelos consumidores.
Caso alguma das 180 empresas atingidas descumpra a decisão de suspender suas atividades, foi estipulada multa diária de R$ 1 mil, com o acumulado podendo chegar a até R$ 13 milhões. De acordo com a Senacon, em breve será disponibilizado aos consumidores um canal de comunicação direto para denunciar as empresas que continuarem a realizar ligações de telemarketing abusivo, mesmo após a aplicação desta medida.