Escolas de Esteio formam brigadas de combate a incêndio e primeiros socorros

17 de julho de 2022 - 08:27

Servidores da rede municipal pública de ensino de Esteio receberam, nesta sexta-feira (15), os certificados de conclusão da capacitação para formação das Brigadas de Incêndio e Primeiros Socorros nas Escolas (Bipse). O curso foi realizado em parceria com o Corpo de Bombeiros e o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) da Prefeitura. Agora, cada uma das 30 instituições ligadas à Secretaria Municipal de Educação (SME) conta com profissionais habilitados a agir em casos, por exemplo, de princípios de incêndio, acidentes, paradas cardíacas, engasgos, mal súbitos ou outras situações de risco.

A medida cumpre o previsto na Lei Municipal nº 6.950/2018, regulamentada pelo Decreto Municipal 6.792/2020, que estipula a criação nas escolas das brigadas composta por, pelo menos, 30% do total de servidores em efetivo serviço. “Nosso desejo é que sejam pouco acionadas, mas, se precisar, sabemos que temos pessoas capacitadas para atuar”, apontou o prefeito Leonardo Pascoal na cerimônia, realizada no Salão Nobre do Paço Municipal. “Nós fizemos os processos para emissão do plano de Prevenção e Proteção contra Incêndios em 18 escolas municipais e outros já estão licitados. Também estamos realizando melhorias importantes, como a restauração da rede elétrica nas instituições, para diminuir fatores de risco. Estrutura adequada e profissionais habilitados reduzem em grande medida o perigo de ter uma situação mais grave”, salientou Pascoal.

Ao todo, 327 servidores das escolas participaram da capacitação. A parte teórica foi realizada a distância e a prática no quartel do Corpo de Bombeiros esteiense no primeiro semestre deste ano. “Foi um grande desafio para nós promover essa capacitação. Ter gente treinada para agir em casos de princípio de incêndio ou primeiros socorros pode fazer a diferença para uma pessoa, podendo evitar sequelas e salvar vidas”, argumentou o comandante da corporação em Esteio, tenente Adelir Cemin.

A cerimônia desta sexta-feira teve a participação do vice-prefeito de Esteio, Jaime da Rosa, das secretárias municipais de Educação interina, Fábia Almeida, e de Cultura, Esporte e Lazer, Tatiana Tanara, do presidente da Câmara de Vereadores, Marcelo Kohlrausch, e dos vereadores Derli Scienza, Francisco Alves, Luciano Battistello e Sandro Severo, autor da proposta que resultou na lei de criação das Bipse.

 

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo