De portas abertas “No Pátio Livraria Café Arte” na Avenida São Borja, 97

15 de julho de 2022 - 12:07
Por Sônia Bettinelli

Em algumas dezenas de  metros quadrados é possível viajar pelo mundo da arte, da literatura  de todos os gêneros, com direito à espaço especial para o mistério. O empreendimento No Pátio Livraria Arte Café, na São Borja, 97, é uma proposta para ir além de buscar uma obra escrita. Da decoração ao aroma do café tudo foi detalhadamente pensado, planejado, gestado e abraçado pelos sócios Aline Marques,  Camila Wollmeister e Alberto Toralles, nomes que aparecem no CNPJ. Já no modo “mão na massa” tem o Arthur, a Carla, Cecília, a Luíza, a Carmen, a Ana …É a concretização de dois sonhos de mais de duas décadas.

“Eu sonhava e projetava uma livraria, um café, isso aqui junto com meu irmão Leandro que faleceu há 18 anos. O sonho foi para o modo silencioso, mas sempre aí. Quando me dei conta que iria envelhecer com a frustração de não ter realizado, decidi encarar”, conta a jornalista Aline Marques.

Camila Wollmeister é formada em Direito, conheceu a Aline nas salas de administração e assessoria de imprensa do Hospital Centenário, o que permite um trocadilho: o empreendimento  nasceu no Centenário, é capilé”.

“Meu sonho era ter um espaço para artes manuais, com crochê, fios, criações, tudo o que permite desopilar, entrar no modo off da correria e viver. Também ficou adormecido por um tempo e agora nasceu. Sejam bem-vindos ao No Pátio, Livraria Café Arte”, convida Camila apresentando a sala com seu sonho concretizado. A ideia é oferecer cursos de tricô, crochê e outras artes manuais. “Ou simplesmente trazer o tricô, o crochê e passar um tempo aqui”, acrescenta Camila.

Quando o banheiro é espaço de arte

Foram seis meses de muito trabalho, mão na massa e espátula na parede do banheiro. Uma das atrações do espaço é o banheiro. “Quando fomos retirar o toalheiro parte do reboco caiu e descobrimos uma arte antiga, a “escaiola”, pintura com estuque e gesso que deixou o banheiro  um espaço de arte”, conta Aline.

Escaiola – Termo que define um acabamento que é dado a paredes ou pilares, revestidos a estuque, que imita bem qualquer tipo de mármore polido. É executado com pasta de gesso ou cimento branco especial e corantes minerais, fazendo-se em seguida o acabamento com ferros quentes e pó de jaspe. Fonte (www.engenhariacivil.com)

 

 

E quando o primeiro mistério é descobrir o título do livro? Um espaço da estante, devidamente protegido por uma caveira e tule preto propõe pegar um livro e só saber do que se trata quando está na mão porque a posição é estratégica (título atrás).

Aromas, cheiros e muita coisa bonita e criativa da Ana Roig Aromas, uma das pessoas que abraçou o projeto e botou a mão na massa, mas sempre com o melhor aroma da cidade.

O pátio é extensão da arte

Com a chuva de hoje (15) a imagem do pátio foi de dentro do espaço, mas assim que o sol e a estabilidade permitirem, será possível sentar , ler, tomar um café, uma cerveja, um vinho e viver.

 

Confere o programa na íntegra e conheça todos os espaços

 

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo