Com queda de 20% nos mesários voluntários em São Leopoldo, cerca de 500 pessoas serão chamadas pela Justiça Eleitoral

13 de julho de 2022 - 18:48
Por Juliano Palinha

São Leopoldo teve uma queda de cerca de 20% no número de mesários voluntários. Com isso, a Justiça Eleitoral leopoldense será obrigada a chamar cerca de 500 pessoas para completar o quantitativo de mesários para as eleições de outubro. Segundo o chefe do cartório eleitoral da Zona 51, José Vitor Blanco Vieira, até 2020 eram em torno de 90 a 95% de voluntários, agora não passa de 75%. “Nas duas zonas (51 e 73) são aproximadamente 2.050 mesários. Com a queda aumenta o número de convocados sem serem voluntários. Ou seja, serão chamados aqueles que não desejam trabalhar”, explica.

Vitor Blanco explica que há critérios para a convocação.  “Normalmente quem já foi em anos anteriores e não pediu pra sair ou pessoas com bom nível de instrução e com cadastro eleitoral atualizado para conseguirmos contato”. Outro fato importante, apontado pelo chefe de cartório, é a ausência do convocado. “Quem não comparece fica sujeito à multa que nos últimos anos foi até R$ 300,00 por turno, mas depende do Juiz”, explica.

Os mais de 2 mil mesários em São Leopoldo terão na primeira semana de setembro, no Teatro Municipal, treinamento. Em São Leopoldo são 477 seções e terá um pouco mais de 168 mil eleitores.

Justiça Eleitoral oferece diversas vantagens aos mesários

Muita gente não sabe, mas a Justiça Eleitoral oferece diversas vantagens para o cidadão que atua como mesário nas eleições. Entras elas estão:

  1. Ganhar dois dias de dispensa do serviço público ou privado por cada dia de serviço prestado à Justiça Eleitoral, sem prejuízo de salário ou qualquer outro benefício (art. 98 da Lei 9.504/1997);
  2. Auxílio-alimentação no dia da eleição; o Presidente de Mesa recebe também uma ajuda de custo para o combustível;
  3. Prioridade em desempate em concursos públicos, no âmbito dos TRE’s, desde que haja esta previsão no edital;
  4. Aos universitários das faculdades conveniadas (Anhanguera Uniderp, UCDB, Faculdades Estácio de Sá, Unigran, Unaes, Funlec, Facsul, FCG), reconhecimento como atividade extracurricular a prestação de serviços à Justiça Eleitoral nas eleições, contabilizando em dobro as horas certificadas, por analogia ao art. 98 da Lei 9.504/97;
  5. Certificado de serviços prestados à Justiça Eleitoral.

Não podem ser mesários os candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau e os menores de 18 anos. Aquele que tiver interesse em trabalhar como mesário e receber todas essas vantagens, pode aproveitar e se inscrever diretamente no Posto de Atendimento da Justiça Eleitoral ou entrar em contato pelos telefones 99888.4860 ou 99969.7697. 

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo