São Leopoldo vai tornar mais rápida a abertura de empresas no município

8 de julho de 2022 - 12:54

Uma nova maneira de atendimento aos empreendedores locais, a partir de uma integração com o portal de serviços da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (Jucis RS) está em processo acelerado de implantação e deve ser lançada em breve, em São Leopoldo. A novidade, de acordo com o responsável pela Sala do Empreendedor e Coordenadoria de Alvarás do município, Maurício Prass, vai tornar mais rápida a abertura de empresas na cidade.

“Esperamos que essa mudança confira uma celeridade ainda maior aos processos, além de evitar o retrabalho por parte dos empreendedores e contadores, já que a inserção de informações e documentos ficará concentrada em um único lugar”, afirma. Ele relata que, nos últimos meses, com apoio do Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae RS, a Sala do Empreendedor vem avançando em diversas frentes, com destaque para a agilização do sistema de acolhimento de documentos e liberação de alvarás.

Outra novidade, também em fase de implantação, é o Programa “Tudo Fácil Empresas”, desenvolvido em conjunto com a Jucis RS e o Governo do Estado, que permite que as empresas com atividades-fim consideradas de baixo risco obtenham sua inscrição municipal de forma simplificada. E já de olho no processo de certificação 2022, a Sala do Empreendedor de São Leopoldo inicia novo ciclo, com o objetivo de subir da categoria prata para a categoria ouro.

“Para isso, estamos agregando novos serviços, como assessoria jurídica para os MEIs e um espaço de coworking”, anuncia Prass. Ele informa que essas novidades serão desenvolvidas a partir deste mês, com auxílio da consultoria do Sebrae RS, e devem ser lançadas em agosto. Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec), Juliano Maciel, o processo de atendimento integrado agiliza a tramitação e regularização de empresas no município.

O gestor local do Programa Cidade Empreendedora, Mário Rosito, informa que o município conseguiu reduzir de 100 para 7 dias o tempo médio para formalização de uma empresa. “Há situações em que o prazo é inferior a 48 horas. Esta evolução faz com que o município se torne mais atrativo e com melhor ambiente para empreender, o que se comprova pelo fato de São Leopoldo ter avançado da 12ª para a 6ª economia do RS, entre 2017 e 2021”, frisa. Rosito informa ainda que o Município está adequando sua legislação para alcançar a marca de 600 atividades econômicas dispensadas de alvará. “Com isso, pretendemos, através do Programa Tudo Fácil Empresas, formalizar em até 15 minutos as empresas que atuem com estas atividades”, relata.

Sobre o Cidade Empreendedora

O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo