Um exército de 600 cidadãos/estudantes do 5° ano de nove escolas públicas e particulares de São Leopoldo formados para viver em sociedade e preparados para identificar os ambientes nocivos à adolescência e juventude. É o que ensina o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), desenvolvido pelo 25° BPM de São Leopoldo há mais de 20 anos e formou mais de 32 mil alunos. A formatura está ocorrendo no auditório Padre Werner da Unisinos, com lotação completa pelos estudantes, pais, professores, militares e convidados.
Conforme o comandante Tenente-Coronel Alexsandro do Nascimento Goi, o projeto busca conscientizar as crianças e adolescentes sobre a nocividade da aproximação com as drogas e violências. “O mais importante do PROERD é formação de cidadãos e cidadãs. A Brigada Militar transmite conhecimento para as crianças e adolescentes, extensivamente para os pais e professores sobre cidadania, solidariedade com o próximo, ética, pois acreditamos que isso é fundamental. A Brigada Militar fica muito contente de termos uma sociedade melhor”, esclarece.
O comandante lembra também que o Proerd tem mais de 20 anos e formou mais de 30 mil estudantes no Estado. “Já são mais de 20 anos que estamos formado centenas de milhares de crianças e adolescentes, esclarecendo e ensinando, por isso é uma grande satisfação para a Brigada Militar contribuir para uma sociedade melhor”, comemora o Tenente-Coronel.
O Proerd é um programa de prevenção primária contra as drogas e violência e consiste na união e parceria entre a Polícia Militar, escola e famílias. A ação educacional visa orientar os estudantes a estarem preparados para dizerem não à oferta de drogas e se tornarem multiplicadores das informações obtidas através do curso.