“Houve a globalização da economia, mas não se globalizou a solidariedade e a cooperação”, Leonardo Boff

5 de julho de 2022 - 19:41

Palestrante na abertura do 1º Seminário Internacional de Mudanças Climáticas e I Encontro Regional Sul do ICLEI, hoje (5) o teólogo e filósofo Leonardo Boff pediu cuidado com a “Mãe Terra”, para manter a vida no planeta. A atividade acontece no auditório Padre Werner, da Unisinos.

“Houve a globalização da economia, mas não se globalizou a solidariedade e a cooperação. Isto ficou patente com a pandemia. Cada país se defende por si e como pode. No atual momento em que a vida humana corre risco e o próprio planeta pode perder sua capacidade de produzir vida, e que a vida pode ser totalmente destruída pela falta de cuidado do ser humano em sua relação para com a natureza e ao futuro comum, o cuidado ganha relevância imprescindível: ou cuidamos na Casa Comum ou todos poderemos ser ameaçados de não ter mais futuro”, apontou.

Por fim, o teólogo disse acreditar em um final feliz depois de tanta tensão. “Sou otimista. A lógica do universo se constrói sempre entre o caos e a ordem. E a ordem prevalece. Deus criou todas as coisas com amor. Não creio que Ele nos deixará perecer de forma tão miserável. A vida chama a vida. E viver é realizar a alegre celebração da vida”, ressaltou.

A abertura do seminário também contou com a participação do prefeito Ary Vanazzi, secretário municipal de Meio Ambiente, Anderson Etter; do secretário Executivo do ICLEI América do Sul Rodrigo Perpétuo; a coordenadora do Escritório do ICLEI Brasil no Sul, Cibele Carneiro; a professora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Feliciane Brehm; o reitor da Unisinos, Sérgio Mariucci; o secretário Estadual de Desenvolvimento de Pernambuco e Enviado Especial do ICLEI para a América Latina, Geraldo Júlio, e o prefeito da Cidade de Esteban Echeverría e presidente da Rede Mercocidades, Fernando Gray.

 

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo