Cruz Vermelha São Leopoldo oferece atendimento psicológico gratuito

5 de julho de 2022 - 06:45

O serviço voluntário é uma experiência única, que mexe no cerne da nossa humanidade: a ajuda ao próximo. Vivência que o psicólogo Luciano de Oliveira Alves conhece bem. Já foi voluntário em um abrigo para menores em Novo Hamburgo e há três anos trabalha na Comissão de Educação do Centro Medianeira em São Leopoldo. E a partir desta quinta-feira (dia 7), embarca em um novo projeto: atender adolescentes a partir de 12 anos, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade social ou de baixa renda na Cruz Vermelha de São Leopoldo. Inicialmente, a agenda será nas quintas-feiras, das 8 às 11 horas, sendo disponibilizadas cinco fichas.

Lembrando a frase de Madre Teresa de Calcutá de que “O importante não é o que se dá, mas o amor com que se dá”, Alves cita que dedicar um pouco do seu tempo, um pedacinho de sua vida para ajudar aos outros é gratificante. “O trabalho voluntário é aquele algo a mais que podemos retribuir para nossa comunidade”, diz o especialista em Psicoterapia de Orientação Analítica e que atua na área desde 1996 e hoje atende seus pacientes em São Leopoldo e Montenegro.

INTOLERÂNCIA – Sobre a Covid 19, não restam dúvidas das alterações de comportamentos nos últimos dois anos. Alves ressalta que a pandemia exacerbou a ansiedade, considerada por ele o problema mais latente, e a depressão. “A insegurança e baixa de autoestima ficaram mais intensas neste período.” Além disso, nesse pós-pandemia a intolerância aflorou, como se fosse jogado um fermento, dando a sensação de tudo ser insolúvel. “Neste período de pandemia, os ‘monstrinhos’ ganharam mais espaços. Mas se a pessoa está disposta a mudar e enfrentar a realidade, é preciso tirar o pé do acelerador, definir prioridades e saber quais causas são realmente prioridades”, afirma.

Segundo o presidente da Cruz Vermelha São Leopoldo, Luiz Dagoberto Goulart, a parceria com o doutor Luciano é a primeira de muitas com profissionais da área da saúde que estão por vir. “Sabemos que a vida é extremamente corrida. Mal temos tempo para nós, quem dirá para os outros. Raramente, colocamos um trabalho voluntário na nossa lista de desejos, mas ajudar ao próximo faz bem e quanto mais se doa, mais se tem retorno — seja pelos resultados, satisfação e carinho”, frisa Goulart. Pesquisas mostram que o trabalho voluntário ajuda na saúde física e mental. No entanto, é necessário que tudo seja feito com responsabilidade e consciência.

COMO AGENDAR A CONSULTA:

  • ·        Para marcar a consulta, basta entrar em contato pelo WhatsApp  (51) 99579-5095.
  • ·        O atendimento será na sede na Cruz Vermelha São Leopoldo – Rua Bento Gonçalves, 508, Centro.
Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo