A vereadora Iara Cardoso (PDT) não vai mais disputar uma das vagas para a Câmara Federal em 2 de outubro. A presença da pedetista na inauguração da obra do PAC do São Miguel no sábado (2), inclusive com foto ao lado do prefeito Vanazzi (PT), autoridades, vereadores e representantes da comunidade foi a confirmação da desistência. Ontem (3) à noite, a assessoria da vereadora confirmou que ela não será mais candidata. Faltando 90 dias para eleição, também conhecido como 2 de julho (sábado), nenhum pré-candidato pode participar de inauguração de obra pública.
Silêncio
Quem acompanha política local já percebia que o silêncio da vereadora indicava a desistência. A assessoria não respondeu o motivo. No partido, isso significa que os filiados ficam liberados para apoiar candidatos à Câmara Federal de outras cidades.
Régis Marques
Pelo andar da carruagem, o PDT de São Leopoldo terá um nome na eleição de outubro. O músico Régis Marques é pré-candidato a deputado estadual. A plenária será na quarta-feira, dia 6.
Mais desistências?
Não será surpresa se pelo menos mais um dos atuais vereadores de São Leopoldo “jogar a toalha” para a disputa de outubro de 2022. Lembrando a máxima que a política se compara ao movimento das nuvens, ora para um sentido, ora para outro, melhor aguardar. E os movimentos estão diretamente ligados ao sétimo andar e os próximos meses, inclusive 2024.
Estável, por enquanto
Até 3 de outubro, o atual formato do governo municipal será o mesmo, sem mudanças, sem trocas. Passado o 1° turno das eleições, será necessário analisar o novo contexto, o desempenho de cada uma das forças nas urnas. E nesse quesito, a cúpula do sétimo andar vai analisar o desempenho dos seus e da oposição. O resultado da urnas vai guiar as estratégias para a disputa municipal em 2024.