Programa Acelera, desenvolvido pela ACIST-SL, Sicredi Pioneira e Sebrae Vales, auxiliou 52 empresas a superarem desafios

29 de junho de 2022 - 15:31

Ao longo de nove meses, 52 micros e pequenas empresas de São Leopoldo foram contempladas com consultorias nas áreas de marketing e vendas, finanças, pessoas e planejamento, ultrapassando 800 horas de consultorias. Estes números foram revelados ontem, 28, quando ocorreu o encerramento do Programa Acelera, projeto desenvolvido entre as entidades ACIST-SL, Sicredi Pioneira e Sebrae Vales. A parceira teve como propósito ajudar os empreendedores a enfrentarem as mudanças e desafios causados pela pandemia. O presidente da ACIST-SL, Felipe Feldmann, lembrou que a proposição ocorreu pelo presidente anterior, Siegfried Koelln, junto aos dois parceiros, ao observar as necessidades dos associados em remodelar seus negócios. Em setembro de 2021, foi lançado o Programa Acelera, que ofertou gratuitamente as consultorias às empresas vinculadas às entidades.

Luiz César Wazlawick, diretor de Negócios da Sicredi Pioneira, recordou que o lançamento do Programa foi o primeiro evento presencial da ACIST-SL após a liberação das restrições em virtude da pandemia por Covid-19. “Somos muito gratos pela Associação abrir sua casa para um projeto como este”, ressaltou, apontando que a cooperativa mantém disponível consultorias empresariais nas mais diversas áreas.

A analista do Sebrae Vales, Fabiana Latorre, que acompanhou o Programa Acelera junto à equipe do Sebrae, revelou o quanto desafiador foi a aplicação do projeto, que visou gerar valor junto aos empreendedores. “A pesquisa de satisfação apontou que nossos esforços renderam muitos frutos”. A maior demanda das consultorias foi para a áreas de marketing e vendas, com 27 empresas atendidas. “Foi um resultado compreensível, tendo em vista que a pandemia exigiu muito destes segmentos”. Consultorias em Finanças foram executadas em 14 empresas, em Planejamento em sete e Pessoas, em quatro. “Estamos à disposição para atendermos a toda empresa que necessitar. Basta fazer contato conosco ou com os demais parceiros”.

Clientes – O evento foi concluído com uma palestra sobre atendimento ao cliente com o consultor Ricardo Lemos. Ele apresentou importantes recursos para os vendedores – de todas as áreas – para atrair e manter os clientes. Dentre elas, aproveitar todos os minutos para vender. “Há a Síndrome dos 10 minutos, quando a equipe começa a arrumar-se para ir embora, desprezando os consumidores de última hora, que são os que mais compram”, revela. Ele citou ainda os quatro pilares que fundamentam um bom vendedor. O primeiro é a significância, quando os consumidores e a empresa onde trabalham passam a ser identificados como pessoas importantes e não por apelidos. O segundo é a Consciência sobre o ambiente de trabalho e em como transformá-lo em um lugar harmônico. O terceiro é a Predisposição, quando o vendedor está muito preparado para enfrentar a jornada de trabalho. Por último, o Controle Emocional: “Onde dizemos o que precisa ser dito e não o que queremos dizer. É quando acionamos a humildade estratégica”, aponta.

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