A entrega dos 1,3 km de pavimentação, drenagem, calçadas e ciclovias, marcada para amanhã (25), no bairro São Miguel, terá discursos pautados nos governos do ex-presidente Lula e de Dilma. Isso porque se trata de uma obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) São Miguel, de 2010, quando havia o Ministério das Cidades. É a pauta positiva que ninguém quer ficar de fora.
Comemoração
Comandado pelo prefeito Vanazzi, será na esquina das avenida Dom João Becker Thomaz Edson, com serviços e atrações para que os moradores da região permaneçam por um bom tempo no local, ou seja, tempo para pré-candidatos conversarem bastante com as pessoas. Atrações artísticas, Feira da Economia Solidária, aula de zumba, unidades móveis de Saúde, vacinação, Assistência Social e Segurança Pública. Em caso de chuva, haverá uma nova data.
E agora?
E na sessão de ontem (23), foi aprovado em 1º turno projeto do vereador Marcelo Dentinho (PTB), sobre sinal piscante entre 00h00 e 05h00 em alguns semáforos de São Leopoldo. Porém, matéria com o mesmo teor foi aprovada em 2027/2017, de autoria da vereadora Iara Cardoso (PDT).
Sanção tácita
Segundo o vereador e advogado Gabriel Dias (Cidadania), o projeto da vereadora Iara Cardoso configura de sanção tácita, ou seja, diante do silêncio do chefe do Executivo. Passados 15 dias, se o prefeito silencia, o projeto vira lei.
Consideração
Resta saber como isso será resolvido até a segunda votação, porque ontem, mesmo sabedores da existência da mesma lei, 11 vereadores foram favoráveis, em consideração à iniciativa do vereador Marcelo Dentinho, que afirmou não saber da lei e de sua proposta ter recebido parecer constitucional do Jurídico.
Sistema atualizado
O vereador Jeferson Falcão (MDB) sugeriu que ao invés da simbólica devolução do duodécimo ao Executivo, que ocorra investido em um sistema que evite situações como a de ontem.