Esteio adotará plataforma para monitorar violência contra menores

23 de junho de 2022 - 12:44

Uma plataforma de dados para monitoramento dos indicadores de violência contra crianças e adolescentes foi apresentada na manhã dessa quarta-feira (22) à rede socioassistencial de Esteio e ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), durante capacitação realizada no Salão Nobre da Prefeitura. O município é o primeiro a ter acesso ao sistema no Rio Grande do Sul.

O encontro foi conduzido pela assistente social e coordenadora do Projeto Criança Ação, Fabiane Asquidamini, e pela assessora de monitoramento e captação de recursos da Associação Beneficente Evangélica da Floresta Imperial (Abefi), Fernanda Appelt. O objetivo da formação foi promover a articulação, a criação e a implantação de sistema de informação, monitoramento e avaliação dos serviços voltados à garantia de direitos das crianças e adolescentes do município.

Conforme Fabiane, os indicadores sociais que serão monitorados pela rede intersetorial e pelo Comdica foram construídos a partir de diálogos com equipes dos serviços da rede, em especial da política pública de assistência social. “A construção de indicadores como a sistematização de dados numa plataforma de fácil acesso, com possibilidade de atualização, se apresenta como uma ferramenta inovadora. Entendemos que se trata de uma alternativa para o desafio de qualificar as ações e políticas públicas para a garantia de direitos de crianças e adolescentes”, observou.

O Projeto Criança Ação foi desenvolvido em Esteio pela Abefi, em parceria com o Comdica, e financiado pelo edital do Itaú Social de 2020, em um investimento de R$ 255 mil. A Abefi realizou durante os anos de 2021 e 2022 uma formação continuada com a rede intersetorial de Esteio, totalizando 96 horas de aulas e mais de 150 profissionais capacitados. A plataforma de dados é mais uma ferramenta de aperfeiçoamento dessa ação, que inicia agora a etapa de implementação junto à rede.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo