A economia do Rio Grande do Sul registrou queda de 3,8% no primeiro trimestre de 2022 na comparação com os últimos três meses de 2021. Os resultados foram divulgados nesta terça-feira, 21, pelo Departamento de Economia e Estatística, vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (DEE/SPGG).
Segundo o levantamento, a estiagem puxou a redução de 28,1% na produção agropecuária. A indústria também recuou, com retração de 1,4%. Somente o setor de serviços cresceu em relação ao último trimestre de 2021, com um avanço de 0,3%.
Os impactos da estiagem ainda serão sentidos nos próximos meses, de acordo com a avaliação de Vanessa Sulzbach, chefe da Divisão de Análise Econômica do DEE/SPGG. “O ano de 2022 iniciou com uma severa seca no Estado, que já se reflete nos dados do primeiro trimestre e se estenderá para os resultados do segundo trimestre desse ano”, afirma.
Comparado ao mesmo trimestre do ano passado, o PIB também registrou queda, de 4,7%, no Estado. No Brasil, a alta no período foi de 1,7%.