A Revista Exame e o Instituto IDEIA divulgaram uma pesquisa eleitoral estipulada, ou seja, com a divulgação de nomes de pré-candidatos, para o governo do Estado nessa quinta-feira, 16. Conforme o levantamento, há uma indefinição de quem estaria na primeira colocação em um eventual primeiro turno por conta da disputa acirrada. O ex-ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni (PL) , aparece com 25%, seguido pelo ex-governador Eduardo Leite (PSDB), que confirmou a intenção de disputar o Piratini nessa semana, com 20%.
O levantamento possui uma margem de três pontos percentuais para mais ou para menos. Portanto, haveria um empate entre Lorenzoni e Leite. Na terceira colocação, Beto Albuquerque (PSB) e Edegar Pretto (PT) também estariam em igualdade, com 11% cada. O senador Luiz Carlos Heinze (Progressistas) tem 7%, Pedro Ruas (PSOL), 5%, e Roberto Argenta (PSC), 2%. Demais candidatos não foram citados. Brancos, nulos e não sabem somam 20%.
De acordo com a publicação, foram ouvidas mil pessoas no Rio Grande do Sul entre os dias 10 e 15, por telefone, via fixo ou celulares. A sondagem foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número RS-04825/2022. A EXAME/IDEIA é um projeto que une EXAME e o IDEIA, instituto de pesquisa especializado em opinião pública.
Fonte: A Hora, Revista Exame