A Secretaria Municipal de Direitos Humanos de São Leopoldo (SEDHU) vai representar o município na III Semana Estadual do Migrante, que ocorrerá no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa em Porto Alegre de 20 a 24 de junho. O evento tem como tema central “Promover a cidadania: garantir direitos sociais e fortalecer a participação social”.
A secretária Nadir Maria de Jesus e a chefe do Departamento Técnico Social da SEDHU, Gicela Timponi, vão compor a mesa: “Pensar Políticas Públicas: experiência de políticas e comitês municipais para migrantes e refugiados”. A chefe do Departamento de Igualdade Racial da SEDHU, Adriângela Cabral, comporá a mesa “Racismo e xenofobia à brasileira”. As duas mesas com a participação das leopoldenses ocorrerão na segunda-feira, dia 20.
“As mesas temáticas têm como objetivo qualificar o atendimento de ponta e incitar a formulação de projetos que considerem as particularidades das experiências de mobilidade humana”, destaca a presidenta do Comitê de Atenção a Migrantes, Refugiados, Apátridas e Vítimas de Tráfico de Pessoas do Rio Grande do Sul (Comirat-RS), Bibiana Campana, que é servidora da Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS).
Dentre as atividades está previsto um mutirão de regularização migratória na Delegacia de Migração da Superintendência da Polícia Federal, nos dias 21, 22 e 23, das 8h às 18h. No dia 23, das 8h30 às 17h30, as agências do Sine/ FGTAS farão atendimento especializado a migrantes e refugiados para orientações sobre acesso ao trabalho.
A Semana é uma realização do Comitê de Atenção a Migrantes, Refugiados, Apátridas e Vítimas de Tráfico de Pessoas do Rio Grande do Sul (Comirat-RS) com diversos apoiadores. As inscrições são gratuitas e estão abertas no link