O acidente ocorrido na manhã de ontem (15), quando um Gol bateu em um Sandero no cruzamento entre as ruas São José e Osvaldo Cruz, próxima a saída do Colégio São José e Museu do Trem, não é caso isolado em São Leopoldo. Este cruzamento, por exemplo, é um dos locais com maior número de ocorrências no bairro São José, conforme o gráfico da Guarda Civil Municipal (GCM).
Nos primeiros quatro meses do ano, para se der uma ideia, contabilizando o de ontem, já são 62 acidentes de trânsito neste região. “Não dá para acreditar, mas esse local, que nem circulam tantos veículos, é o que mais dá acidente”, disse o coordenador de operações da guarda, Emerson dos Anjos.
Apesar do número alto de acidentes no São José, essa bairro não é a dor de cabeça da guarda. No topo da lista está o Centro, com 205 ocorrências. Só na Avenida Mauá já foram registrados 39 acidentes de janeiro até abril. “Esse número alto de acidente é pontual. São pessoas de fora da cidade que buscam saídas alternativas dentro do município para se livrar do engarrafamento da BR-116. Como não conhecem, acabam se perdendo e muitas vezes se envolvendo em acidentes”, diz Dos Anjos.
Na cidade há outros pontos que os motoristas precisam ter atenção. No ranking de bairros, Rio dos Sinos, Santos Dumont e Feitoria estão entre os cinco que mais registram ocorrência nesses quatro meses do ano. Por logradouro, Avenida Mauá, João Corrêa, Feitoria, São Borja e Dom João Becker somados, já registraram 143 acidentes de trânsito.
A orientação da Guarda Civil sempre é redobrar a atenção, não usar o celular enquanto dirige e todas as ocorrências entrar em contato com o 153.
Veja os gráficos de acidentes