POR SÔNIA BETTINELLI: Procurador opina pela inconstitucionalidade da obrigatoriedade de uso de câmeras pela GCM

Publicado em:

O parecer do Procurador Jurídico da Câmara de Vereadores de São Leopoldo, Jefferson Oliveira, é pela inconstitucionalidade do projeto do vereador Marcel Frison (PT) que torna obrigatório o uso de câmeras corporais pelos integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM). O parecer é extenso com o posicionamento de vários juristas sobre o assunto.

Vício de iniciativa

“Opino pela inconstitucionalidade formal por vício de iniciativa. E pela inconstitucionalidade material por ofensa ao princípio da inviolabilidade da privacidade das pessoas.”, destaca o procurador.

Privacidade afetada

Em diversas página o procurador Jefferson Oliveira destaca pontos, como por exemplo, que a privacidade do guarda será afetada. “Muito embora o artigo 4º refira que o armazenamento das imagens “prezará” pela proteção da privacidade, o fato é que todo o turno do guarda municipal será gravado. Assim, evidentemente a privacidade do guarda restará afetada pelo fato de estar com tal equipamento funcionando nos momentos destinado ao seu descanso e refeições, no atendimento de suas necessidades pessoais, ou até mesmo no trato de alguma questão pessoal junto a seus superiores hierárquicos.”

Decisão com o plenário

Lembrando que o parecer do procurador é opinativo. A matéria irá para a CCJ e a decisão final será pelos 13 vereadores, em plenário. O parecer na íntegra pode ser acessado no site da Câmara de Vereadores, no link processo legislativo.

 

Compartilhe nas redes sociais

Mais Lidas

Leia também
Notícias

BR-470, entre Veranópolis e Bento Gonçalves, será bloqueada a partir das 20h deste sábado

Com a previsão de alto volume de chuva para...

“A democracia sem mulheres é uma democracia mutilada”, Sandra Grohe

Na a 6ª Conferência Municipal de Políticas Para as...

Estreia neste sábado pela manhã o Master 60 anos do time do Rio Branco de São Leopoldo

A família do time do Rio Branco segue crescendo....

OPERAÇÃO PEDÁGIO: Polícia prende 14 criminosos que extorquiam donos de revendas de veículos no Vale do Sinos

Quatorze pessoas foram presas pela Polícia Civil pelo crime...