Estudantes de Medicina realizam ações práticas na comunidade

14 de junho de 2022 - 18:49

Os alunos da disciplina Interação Indivíduo-Comunidade e Práticas de Saúde da Família II, do curso de Medicina, efetuaram as ações planejadas durante o semestre para enfrentamento de problemas levantados junto com a equipe de saúde da UBS Brás. Elas aconteceram nos dias 3 e 10 deste mês.

A professora da Escola de Saúde, Patrícia Pires, explica que ela e o professor Rodrigo Tolio, que ministram a atividade acadêmica, trabalharam alguns pontos sobre o planejamento em saúde, sobretudo a ideia de pensar essas ações e intervenções em saúde a partir do diagnóstico da situação encontrada. “Desde o semestre passado, eles vinham em contato com a equipe da UBS Brás e, em conjunto, levantaram alguns problemas: número de mulheres que não retornavam para buscar exames preventivos alterados; redução na coleta de escarro para exame diagnóstico de tuberculose pós-pandemia; baixa procura de usuários em maior vulnerabilidade social por exames de IST e elevado número de casos de sífilis; e carência de ações de rastreamento de câncer colorretal”, conta.

A partir do levantamento, os estudantes começaram a pensar em ações que fossem eficazes para a reversão desses dados. “Eles pensaram cada etapa do processo, pensando nos recursos humanos e materiais necessários, assim como ampliando o olhar para a importância da rede de atenção em saúde no enfrentamento dos problemas”, cometa Patrícia.

Divididos em dois dias para a realização prática das ações, os alunos, no dia 3, fizeram abordagens de educação em saúde, com distribuição e orientação de autotestes de HIV, falando com a comunidade sobre a doença, além de conversar sobre o câncer de colorretal. Já no dia 10, foram feitas buscas ativas de sintomáticos respiratórios para tuberculose no território da UBS, com disponibilização da coleta de escarro à população e, também, de mulheres com exames preventivos (mama e colo de útero) alterados e que ainda não compareceram para dar seguimento na unidade.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo