Fiscalização ambiental monitora o lançamento de efluentes das empresas em arroios

Publicado em:

A equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) iniciou essa semana a coleta de amostras de efluente tratado em empresas de acabamento de couro de Novo Hamburgo. O objetivo da ação é verificar se as indústrias que geram efluentes industriais estão cumprindo com o determinado nas licenças ambientais.

“É muito importante que as empresas cumpram com as obrigações descritas na Licença Ambiental para evitar a contaminação dos arroios. Portanto, fazemos essas fiscalizações de rotina para reforçar junto às empresas a importância de manterem em bom funcionamento nas Estações de Tratamento de Efluentes”, detalha o titular da Semam, Ráfaga Fontoura.

Há dois anos a equipe vem monitorando os arroios, mas quando se constata alguma alteração na qualidade da água é muito difícil saber de qual empresa veio a contaminação. “Fomos inicialmente em empresas de couro pela representatividade do setor na região, sendo fundamental uma estação de tratamento de efluentes bem eficaz”, explica a diretora de Proteção Ambiental, Maya da Silveira Ruschel.

As amostras coletadas são enviadas ao laboratório para que seja feita a análise físico-química. Com o resultado, caso constatado o descumprimento da licença ambiental, será possível adotar as medidas necessárias para adequar a situação.

Compartilhe nas redes sociais

Mais Lidas

Leia também
Notícias

Sinos segue baixando em São Leopoldo e registra 4,37 metros no início da noite deste domingo

Apesar da chuva, cerca de 50 milímetros, o Rio...

Rissul altera horário de atendimento por causa da chegada do inverno

Os clientes do Rissul precisam estarem atentos ao novo...

Agência do Sine São Leopoldo inicia a semana com 70 vagas de emprego

Jardineiro, costureira, padeiro, motorista, açougueiro e eletricista são algumas...