Monitoramento da qualidade da água faz coleta na Semana do Meio Ambiente em Esteio

10 de junho de 2022 - 13:46

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SMDEMA) realizou a terceira coleta do Programa Municipal de Monitoramento da Qualidade das Águas de Esteio, como parte da programação da Semana do Meio Ambiente da cidade. Desde abril, a retirada das amostras é feita mensalmente em seis pontos do Arroio Sapucaia e de quatro pontos do Arroio Esteio.

São avaliados nove diferentes parâmetros físico-químicos e biológicos: coliformes termotolerantes, demanda bioquímica de oxigênio (DBO5), fósforo total, nitrogênio total, oxigênio dissolvido, potencial hidrogeniônico (pH), sólidos totais, temperatura e turbidez. A partir destes dados, será definido o Índice de Qualidade da Água (IQA), que é dividido em: Péssima (0-25), Ruim (26-50), Razoável (51-70), Boa (71-90) e Ótima (91-10).

Técnicos da SMDEMA são responsáveis por colocar os dados apurados na Plataforma de Monitoramento Espacial do Consórcio Público de Saneamento Básico da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Pró-Sinos), entidade parceira na iniciativa. A SMDEMA também fará relatórios periódicos com os resultados obtidos após análise. O projeto, iniciado em 2019 como um piloto, faz parte do Plano Estratégico do Consórcio Pró-Sinos e tem como objetivo análise de parâmetros físicos, químicos e biológicos das águas dos dois arroio, que fazem parte da sub-bacia contribuinte do Rio dos Sinos que, por sua vez, é analisado pelo Pró-Sinos.

A Semana do Meio Ambiente terá sequência, nesta sexta-feira (10), com um plantio de árvores em parceria com a com a Central Única das Favelas RS (Cufa RS), prevista para as 15h, em local a confirmar. No sábado (11), encerrando a programação, o Castramóvel retornará às ruas para um mutirão de castrações de cães e gatos. O veículo estacionará na Rua Garibaldi (Rua Coberta), a partir das 10h, para realizar procedimentos agendados previamente pela Unidade de Bem-Estar Animal da SMDEMA.

A Semana Municipal do Meio Ambiente é comemorada na primeira semana de junho. O objetivo é conscientizar a população sobre os cuidados e a necessidade de prevenção dos recursos naturais. A programação foi promovida pela SMDEMA e pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente.

 

 

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo