Feira do Livro de Esteio 2022 é aberta oficialmente

9 de junho de 2022 - 08:49

O toque da sineta da patrona Marô Barbieri ecoando entre estandes e público marcou a abertura oficial da 23ª Feira do Livro de Esteio, na manhã desta quarta-feira (8). A visitação ao público teve início já na terça (7) e o evento seguirá até o sábado (11), com funcionamento das 9h às 20h, no canteiro central da Av. Gov. Ernesto Dornelles (Av. do Carnaval), entre as ruas Ney Brito e Di Cavalcanti, no Bairro Santo Inácio. Com o tema “As diferentes formas de ler o mundo”, a feira é promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL) e pelo Sesc Canoas.

Na solenidade, o prefeito Leonardo Pascoal destacou que a feira é sempre um momento especial na vida da cidade. “Mais uma vez, trazemos o evento para a Av. do Carnaval, descentralizando as atividades, uma opção que teve muito êxito nas outras edições. Temos uma programação bastante diversificada, mas são os livros e a leitura que contam com o foco aqui. Aproveito para agradecer a todos que passam para crianças, jovens e adultos o gostinho pela leitura. Isso faz toda a diferença no processo de desenvolvimento da nossa sociedade”, salientou.

Além dos 14 expositores, entre livreiros e instituições, mais o Estande do Escritor, os artesãos do programa de Inclusão Produtiva da Prefeitura e a praça de alimentação, a Feira do Livro de Esteio conta com uma programação geral que prevê sessões de autógrafos, debates, bate-papo com autores, saraus literários, mediação de leitura, contação de histórias e espetáculos teatrais, circenses e musicais (veja abaixo).

Sobre a patrona e a escritora homenageada

A Feira do Livro de 2022 tem como patrona Marô Barbieri. Natural de Bento Gonçalves, Maria Eunice Garrido Barbieri é escritora, professora e contadora de histórias. Autora de 30 livros, ela se destaca pelas obras voltadas ao público infantil mas, desde 2013, passou a publicar livros infantojuvenis e adultos. Em 2019, ela foi a patrona da Feira do Livro de Porto Alegre.

A festa literária esteiense tem, ainda, Carmen Ramos como escritora homenageada. Nascida em São Gabriel em 1954, ela reside em Esteio há cerca de 40 anos. Ela participa frequentemente de saraus, feiras de livros, sessão de autógrafos e demais eventos literários, assim como atua como delegada da União Brasileira de Trovadores. “O amor que faz brilhar o céu e o mar”, publicado em 2019, é seu primeiro livro de poesias.

 

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo