Cartório Eleitoral de São Leopoldo inicia a seleção de mesários para eleições de outubro

9 de junho de 2022 - 15:44
Por Juliano Palinha

Faltando quatro meses  para as eleições de outubro, o Cartório Eleitoral de São Leopoldo inicia a seleção dos mesários para trabalhar no dia do pleito. “Normalmente selecionamos os que ficaram da última eleição, não mudaram de local de votação ou que não pediram dispensa de convocação. Temos um banco de 80% de voluntários”, explicou o chefe da  Zona 51ª, José Vitor Blanco Vieira.

O chefe do cartório diz que nesta primeira etapa são analisados mais de 2 mil mesários que estão no sistema e participaram das eleições de 2020. Após é feito um contato prévio por telefone ou whatsapp para ajustes. “Aí vem a nomeação formal pelos Juízes, entrega da carta convocatória (95% entrega é virtual – email ou whatsapp) e por último o treinamento em setembro”.

Ao todo serão convocadas mais de 2 mil pessoas  entre mesários de seção, gerentes de locais de votação e auxiliares para apuração dos votos, lembra Vitor Blanco. São números para as  Zonas eleitorais 51 e 73º.

Vitor explica ainda que os presidentes de mesa geralmente são voluntários. “A grande maioria é voluntária ou pessoas que foram voluntárias e que pela experiência e falta de pessoas aptas no local permanecem convocadas”.

Em São Leopoldo são 477 seções e terá um pouco mais de 168 mil eleitores aptos a votar.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo