Um número de “WhatsApp” para cada Unidade Básica de Saúde (UBS) é a indicação do vereador Rafa Souza (PDT) para a Prefeitura de São Leopoldo, especificamente para a pasta da Saúde. A indicação foi apresentada, lida no plenário da Câmara de Vereadores e encaminhada ao Executivo. A partir de agora, cabe ao vereador articular junto à administração para implementar o serviço. Em 2021, Rafa Souza sugeriu a carteira vacinal digital e o prontuário digital.
“Vai agilizar o acesso da comunidade e o próprio serviço e tempo de quem está na unidade de saúde. Pelo telefone é mais demorado deixando o cidadão insatisfeito”, defende o vereador Rafa Souza no Berlinda News Entrevista de hoje (31). A disponibilização do WhatsApp não tem custo, inclusive pode ser o número da própria UBS, através do Whats Business.
Não há como fazer gestão sem informação
Entre as possibilidades d0 governo digital, conceito usado por Rafa Souza, é um sistema que permite ao gestor público acompanhar em tempo real os serviços de saúde, o patrolamento da rua, entre outros. “É um investimento alto, mas que funciona e o custo benefício será rápido. Hoje o protocolo de um serviço percorre um longo e demorado caminho. Com o governo digital, informatizado o gestor pode ver, por exemplo, o número de protocolos do dia e quantas foram atendidas”, destaca Rafa Souza.
Emenda na LOA
“Em 2021 reservei recursos na LOA, na rubrica de informatização da saúde para a inovação. Farei isso novamente esse ano para que no momento que houver o recurso, a rubrica já estará garantida.”
Ouça o programa na íntegra