A base governista na Câmara de Vereadores de São Leopoldo (mesmo com pressão) deve repetir o voto da última quinta-feira e rejeitar em 2ª votação, projeto do vereador Gabriel Dias (Cidadania) que pede isenção de ITBI para quem comprou casa (há 30 anos) pela antiga Cohab. Marcel Frison (PT) afirmou o voto contrário na tribuna, com respaldo do sétimo andar, em nome de “um projeto mais amplo e socialmente mais justo” para atender mais pessoas que se encaixam na mesma situação.
Perde mas ganha
Apesar da derrota no plenário, o vereador Gabriel Dias não será um derrotado para quem poderia e pode se beneficiar do ITBI ,que pesa muito na hora de regularizar a moradia. Isso porque a base governista votou contra os “mutuários” da antiga Cohab para levar essa isenção para todos, inclusive os próprios da Cohab. Vai criar expectativa para muita gente e haverá cobrança permanente na tribuna.
Projeto complexo ITBI/IPTU
O sétimo andar afirma que o governo já discutia essa isenção antes da chegada da matéria do vereador Gabriel Dias no plenário (?/). Porém, é complexo, envolve ITBI e IPTU, precisa de muitos ajustes com a fazenda para ter viabilidade. Não isentaria do IPTU, mas criaria algumas faixas. Quinta-feira, 2 de junho, haverá a segunda votação que merece muita atenção pela população.
Juntos lá, adversários aqui
Lula e Alckmin estarão em Porto Alegre na quarta-feira, 1° de junho, no roteiro pré-campanha para mobilizar a militância. A expectativa é pelo palanque, já que PT e PSB tem candidatos próprios para o Piratini. O PT com Edegar Pretto e o PSB com Beto Albuquerque.
E para o Senado?
Com a desistência de Manuela D’Ávila (PC do B) de concorrer ao Senado pela esquerda gaúcha, Lula e Alckmin serão “convidados” pelo PT gaúcho a buscar uma solução para o Senado. Beto Albuquerque segue firme na disputa pelo Piratini.