IMPOSTO DE RENDA 2022: 32% dos contribuintes de São Leopoldo ainda não transmitiram a declaração

23 de maio de 2022 - 13:01

Faltando praticamente uma semana para término do prazo de entrega da declaração, cerca de 32% dos contribuintes ainda não transmitiram sua declaração. O prazo, que já sofreu prorrogação, termina no dia 31 de maio.

Em São Leopoldo, 37.816 contribuintes já cumpriram com a obrigação acessória, o que corresponde a 68% do total esperado no município. A expectativa nacional é de que 34,1 milhões de declarações sejam enviadas até o final do prazo, enquanto no estado a projeção é de 2,4 milhões.

Quem não entregar no prazo, paga multa de, no mínimo R$ 165,74. A Receita sugere que não deixe para o último dia, pois o sistema costuma apresentar lentidão devido ao grande fluxo de transmissões.

Autorregulamentação

A temida malha fina pode, em alguns casos, ser facilmente resolvida. Isso porque muitas vezes ocorre um erro no preenchimento ou omissão de informações por esquecimento. São as chamadas inconsistências.

O contribuinte, ao perceber que tem alguma informação incorreta ou faltando, pode retificar suas informações e assim sair da malha. Esse procedimento, no entanto, pode ser feito enquanto o contribuinte não for notificado sobre o início do processo de fiscalização.

Vale lembrar que a declaração pré-preenchida é um importante recursos para minimizar as chances de incidência em malha.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo