Cinco unidades de saúde de São Leopoldo estarão abertas neste sábado (21)

20 de maio de 2022 - 18:40

Com a chegada do inverno, a Prefeitura, dentro do programa Nova Saúde São Léo, ampliará o atendimento da população em horários alternativos com foco na prevenção das doenças. No próximo sábado, dia 21, a Secretaria da Saúde abrirá cinco unidades básicas de saúde (UBS): Padre Orestes, Vicentina, Santo André, Rio dos Sinos (turno da manhã) e o Centro do Idoso. Os locais oferecerão acolhimento, consultas, vacinação contra a gripe e covid-19, testes rápidos e orientações.

O secretário da Saúde Diego Pitirini destacou. “o frio, a volta do convívio social, a circulação de vírus, tudo isso gerou uma pressão no sistema. Muitas dessas doenças podem ser tratadas no início, para que não se agravarem e gerem consequente demanda para a Upa e o Hospital Centenário. Esse é um dos objetivos do programa Nova Saúde São Léo”, destacou.

Pitirini reforçou que a ação é aberta a todos, mas tem como foco a saúde dos idosos. “A quarta dose da covid-19 está liberada para pessoas acima de 60 anos. A vacina da gripe influenza pode ser tomada a partir dos 55 anos. Além disso teremos diversas ações voltadas para esse público”. As duas vacinas podem ser tomadas no mesmo dia.

A vacina da gripe estará disponível para crianças entre 6 meses a 9 anos e adultos a partir de 55 anos. A da covid-19 estará disponível para pessoas maiores de 12 anos. A Secretaria da Saúde também disponibilizará imunizantes do calendário anual para crianças. Na UBS Padre Orestes, no turno da manhã, haverá uma roda de conversa sobre saúde mental.

Prevenção ao câncer bucal
Por ser o mês Maio Vermelho, de prevenção de câncer bucal, nas cinco unidades haverá uma equipe de saúde bucal com cirurgião-dentista e auxiliar de saúde bucal. Equipes realizarão avaliações da cavidade oral com foco na prevenção de câncer bucal. “Com a pandemia, dados vêm demonstrando um aumento considerável de neoplasias bucais. Trata-se de um tipo de câncer com prognóstico sombrio em relação aos demais. Quanto mais precocemente for diagnosticado, o prognóstico é sempre melhor. A saúde integral começa pela boca”, reforça a coordenadora de Saúde Bucal, Karine Santos

Horário de funcionamento da unidades : das 8h às 12h e das 13h às 17h       

Padre Orestes – Rua Cora Coralina, esquina avenida Mauá
Vicentina – Rua Frederico Guilherme Schmidt, esquina Thomas Edson
Santo André – Rua Felipe Uebel, n° 600
Centro do Idoso –  Avenida Theodomiro Porto da Fonseca, 810
Rio dos Sinos (apenas turno da manhã) – Av Atalíbio T. de Resende, n° 1157

Programação para idosos preferencialmente

*Avaliaçao odontológica
*Vacinas
*Sala de espera – saude bucal , saude mental , dengue .
*Acolhimento
*Consultas de enfermagem e médica por demanda espontânea : consulta do dia / urgência/ teste rápidos /saúde da mulher
*Preenchimento de relatorio de atendimento do dia .

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo