PANORAMA POLÍTICO: “É um fato perverso o ensino médio não ser profissionalizante no Brasil”, Susana Kakuta

18 de maio de 2022 - 22:13
Por Sônia Bettinelli

Na  estreia no Panorama Político como convidada especial, Susana Kakuta, referência estadual no setor de inovação, hoje na gestão do Prado Tech, em Gravataí, primeiro parque tecnológico do Brasil, lamenta que o ensino médio no Brasil não seja profissionalizante. “É um fato perverso o ensino médio  não ser profissionalizante no Brasil”, destacou Kakuta ontem (18) no Panorama Político ao lado de Ronaldo Ribas e Vanderlan Vasconselos, ex-prefeitos de São Leopoldo e Esteio.

No debate sobre a estagnação da educação no RS, que ano após ano, repete o drama de falta de professores e de estrutura, a avaliação da CEO do Tecnosinos por 12 anos, reflete a falta de planejamento , de gestão, de responsabilidade de quem está no poder e deve responder por isso.

“A sociedade brasileira carece de uma educação como o maior instrumento de cidadania. Falar em educação é a possibilidade de gerar um cidadão que tenha capacidade de ser útil na sociedade, que seja um cidadão economicamente ativo, que possa exercer seus direitos e deveres, a educação traz isso”, disse  Kakuta acrescentando que Alemanha e Japão, por exemplo, valorizam e investem no ensino profissionalizante permitindo que 44% dos estudantes tenham acesso a isso enquanto no Brasil temos apenas 11%.

Para Vanderlan Vasconselos, não há dúvida que a educação é base para tudo. “Precisamos buscar o equilibrio entre o digital e o analógico. Precisamos saber se os professores tem conhecimento para assimilar e dizer que há inclusão de alunos especiais em nossas escolas”, destaca o ex-prefeito de Esteio.

“Esse é um assunto e um momento importante para o debate sobre R$ 5 bilhões para a campanha política diante de um cenário com tantas necessidades para a educação. Repito mais uma vez, o eleitor precisa ficar atento e questionar os candidatos de outubro”, alerta Ronaldo Ribas.

Ouça o programa completo

 

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo