O trabalho de instalação das vigas das pontes em construção sobre a várzea do Rio dos Sinos, na BR-116 em São Leopoldo, foram suspensos na terça-feira (17). Conforme a assessoria do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o motivo foi os fortes ventos causando pelo ciclone que atinge o Estado. Ainda de acordo com a empresa, a retomada dos trabalhos nesta quarta-feira serão avaliados conforme às condições climáticas.
Apesar da suspensão, o congestionamento já ultrapassa de 7 quilômetros no trecho. A ação do DNIT integra o lote 1 das obras de melhorias operacionais e de segurança da BR-116.
A operação iniciou na segunda-feira e a previsão era seguir até quinta-feira (19). Ao todo serão lançadas 24 vigas de 20 metros, pesando 25 toneladas cada uma. Para o içamento das peças pré-moldadas, será utilizado um guindaste de 220 toneladas que será posicionado ao lado da rodovia.
O DNIT reforça que a ação não ocasionará desvios de tráfego, apenas com bloqueios temporários em uma das pistas. Esses bloqueios devem durar no máximo 10 minutos, intercalados, tempo necessário para o içamento da viga. O Autarquia pede aos motoristas que redobrem a atenção na rodovia, que estará ostensivamente sinalizada, alertando para a execução dos serviços.