Como forma de encontrar uma solução para recolher cavalos soltos na pista da BR-116, o Grupamento de Defesa Ambiental Ipson Pavani (GDA) da Guarda Civil Municipal (GCM), está discutindo uma possível parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). É uma situação que se tornou corriqueira na cidade e o tema foi elencado junto ao Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M).
A proposta foi apresentada formalmente à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Comunitária (Semusp) e o encontro contou também com a presença do secretário Municipal de Proteção Animal (Sempa), Walter Verbist.
A ideia inicial é que os agentes da PRF monitorem os animais que estão soltos na via pública e ingressam na BR-116, para realizarem o recolhimento. Já a Prefeitura, por meio da Sempa e do GDA, ficaria responsável pelas questões administrativas.
Para a titular da Semusp, Giselda Matheus, este é um tema muito importante, pois é uma atividade que precisa ser desempenhada frequentemente pelos agentes. “São vários cavalos recolhidos pelo Grupamento, e essa é uma demanda que necessita de apoio. Certamente o trabalho conjunto com a PRF vai ser muito promissor para evitar transtornos no trânsito e preservar a própria segurança desses animais também”, disse.
Segundo o inspetor chefe do GDA, Guarda Civil Municipal Emerson dos Anjos, esta é uma iniciativa necessária que vai melhorar o serviço prestado à cidade. “A parceria com a PRF é de grande importância para sanar um problema cada vez mais recorrente, de cavalos soltos na BR-116”, reforçou.