Operação Duas Rodas da Guarda Municipal de São Leopoldo fiscaliza os escapamentos de motos

9 de maio de 2022 - 13:23

A Guarda Civil Municipal (GCM), retomou na sexta-feira (6), a Operação Duas Rodas. As blitze são exclusivas para motocicletas onde, com auxílio de um decibelímetro, os agentes aferem o volume gerado pelos escapamentos. O foco é a redução da poluição sonora e ambiental causada por escapamentos adulterados. As abordagens são individuais e realizadas diariamente em vias da cidade, no período diurno de segundas às sextas-feiras.

De acordo com o diretor de trânsito, GCM Cláudio Dumom, o órgão tem recebido um grande número de reclamações de moradores sobre o barulho causado por estes veículos. “Devido a solicitação dos munícipes, resolvemos retomar a operação. Tem chegado muitas reclamações na Ouvidoria, então a população apoia esse tipo de ação, até porque perturba o sossego”, conclui.

Para o diretor geral da Guarda, José Carlos Pedrozo, o objetivo é coibir tumulto com motocicletas, que também incomoda a população. “Além de provocar barulho excessivo, as adulterações dos escapamentos geram a emissão de gases poluentes”, reitera.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir o veículo com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante, é uma infração de trânsito grave, gerando ao condutor uma multa no valor de R$ 195,23, mais cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e medida administrativa, podendo o veículo ficar retido para regularização.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo