Monitoramento intensivo. É esse o status considerado pela Defesa Civil de São Leopoldo em relação ao nível do Rio dos Sinos que no inicio da tarde desta quinta-feira (5) está a 3,53 metros, um metro a mais do nível normal. Por enquanto, conforme o coordenador da pasta, Fabiano Camargo, não há riscos de inundação, porém, segue em elevação. “No momento requer monitoramento intenso, pois está em elevação de aproximadamente de 2 cm/h em respostas hidrológica das últimas chuvas”, explico Fabiano.
O coordenador alerta que em Campo Bom o Sinos também segue em elevação. De acordo com registros da Defesa Civil de São Leopoldo, que conta com o Superintendente Paulo Borges, no dia 14 janeiro deste ano o rio apresentou o nível de 31 centímetros.
Ainda conforme o Placom, só é emitido o alerta para risco de inundação quando a marca chega em 4,30m. Com 4,50m para moradores da rua da Praia e da Camélias e com 5,10m para quem reside no loteamento São Geraldo.
Previsão
A previsão do tempo indica que o ciclone extratropical que causou a instabilidade no Estado se afaste na quinta-feira, 05 de maio. Também indica que uma massa de ar seco e frio vai avançar no RS, deixando o tempo firme na maior parte do Estado.
Emergência
Em caso de ocorrências causadas pelas intempéries, a Defesa Civil de São Leopoldo atende pelo telefone 153, da Guarda Civil Municipal (GCM). Também ficam disponíveis os telefones (51) 99117 -8291 e (51) 98924-7852. Além do (51) 2200.0633, que funciona somente em horário comercial.