De volta ao plenário a polêmica sobre o cálculo que reajusta o IPTU de São Leopoldo

28 de abril de 2022 - 21:02
Por Sônia Bettinelli

Dois temas provocaram tensão e polêmica na sessão da Câmara de Vereadores de São Leopoldo, ontem (28): Incentivo aos agentes de saúde e endemias e um limitador para o cálculo do reajuste do IPTU, duas matérias do vereador Lemos (PSB).

De volta ao plenário

Sobre alteração de lei estabelecendo limitador para o cálculo de reajuste do IPTU, a novidade foi a estratégia do vereador Lemos (PSB).  Incluir a matéria em urgência especial na ordem do dia para uma única votação. A líder de governo, vereadora Iara Cardoso (PDT) pediu vistas por duas sessões, com aprovação pela maioria.

Agentes de saúde

A segunda matéria polêmica, também do vereador Lemos, é sobre incentivo aos agentes de saúde e endemias. Segundo o vereador, todos os anos os governos estadual e federal repassam recursos aos municípios para uma espécie de bônus à categoria. “São Leopoldo pagava e agora não paga mais, dizendo que  esse recurso não seria mais para isso. Nós entendemos diferente e os agentes também”, disse o vereador.

Voto minerva

Após muita conversa, discussão, suspensão da sessão por várias vezes, mais a pressão do público, a inclusão foi rejeitada com um voto de diferença. Presidente em exercício, Marcelo Dentinho (PTB) votou contra a inclusão. A matéria seguirá a tramitação normal.

Só faltou informar

Sobre a ausência do prefeito Vanazzi na Marcha dos Prefeitos em Brasília: O prefeito não está impedido de tirar férias, assim como não era obrigado a participar do evento em Brasília. Ainda, perder compromisso por conta do trânsito na  BR-116 pode ocorrer para quem mora na região. Porém, se tratando da principal autoridade da cidade que transmitiu o cargo para o prefeito interino, ato divulgado publicamente, faltou apenas dizer que a viagem não aconteceu.

 

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo