Conforme a meteorologista Estael Sias, da MetSul, a semana terá chuva, temporais e calor em todo o Estado. Em São Leopoldo, a previsão é de 35 graus na quarta-feira, o dia mais quente na última semana de abril. O motivo é uma frente quente começa a se formar entre a noite deste domingo e o começo da segunda-feira entre a Argentina e o Uruguai, devendo se estender durante a segunda-feira para parte do Rio Grande do Sul, onde deve chover principalmente em cidades do Oeste e do Sul e mais para o fim do dia em pontos do Centro do Estado e talvez até da Grande Porto Alegre.
Tempestades, vento e granizo
Será o começo de um episódio de instabilidade que vai trazer fortes a intensos temporais, alguns até localmente violentos, e que vão castigar principalmente o Centro e o Nordeste da Argentina, além do Uruguai. Parte desta instabilidade mais intensa vai alcançar o Rio Grande do Sul, onde cidades do Oeste, do Centro e do Sul gaúcho têm maior risco de tempestades isoladas com vento e granizo.
Serão vários dias seguidos com o tempo instável, embora ocorram períodos de melhorias em que o sol vai aparecer. A instabilidade mais intensa vai ocorrer nesta segunda no Oeste e no Sul e novamente na quarta-feira nas mesmas regiões. Na terça e na quinta, a chuva deve ser mais ampla no Estado, embora irregular na distribuição.
Entre 20 mm a 150 mm de chuva
Por isso, os volumes de chuva nesta semana devem ser muito altos em algumas regiões do Rio Grande do Sul e baixos em outros. Haverá pontos do Estado em que os acumulados de precipitação nesta semana devem passar dos 100 mm com marcas em alguns municípios mesmo acima dos 150 mm. Mesmo assim, em razão da irregularidade na chuva, terá cidades em que não deve chover mais de 20 mm ou 30 mm.
Segunda-feira, 25 – 16ºC 33ºC
Terça-Feira , 26 – 19ºC 26ºC
Quarta-Feira, 27 – 20ºC 35ºC
Por MetSul Meteorologia