Saúde na Escola é tema de capacitação de servidores da SME e SMS

15 de abril de 2022 - 18:05

O encontro, realizado no Salão Nobre da Prefeitura, contou com a participação da titular da SME, Cláudia Ruschel, que destacou a importância de ações como o PSE. “Para além do conhecimento regular, a escola também é responsável por oferecer informações que promovam mais qualidade de vida para as crianças e suas famílias, e a alimentação é uma delas”, disse. “Nossas equipes precisam estar sempre muito bem preparadas. Hoje, a alimentação foi o norte do nosso encontro, mas outros aspectos de saúde também são trazidos e trabalhados em sala de aula, por isso nossos profissionais, que atuam lá na ponta, precisam estar preparados e qualificados”, observou.

O coordenador do PSE e responsável pelas ações em Educação, Felipe Silva Alvienes, apresentou as atividades que serão desenvolvidas pela iniciativa e abordou os eixos de trabalho que devem ser executados neste ano. “A reunião de hoje possui duas grandes finalidades: aproximar as escolas do grupo de trabalho intermunicipal do PSE e explicar o fluxo de registro dessas ações que o Programa exige. Além disso, solicitamos a indicação e auxiliamos as equipes diretivas nos cuidados necessários para escolher este profissional, que será a referência da escola para tratar direto com o grupo de trabalho do PSE, a fim de realizar estas ações”, comentou.

A coordenadora do PSE, responsável pelas ações em Saúde, Sheila Petry Rockenbach, ressaltou pontos fundamentais para serem tratados nas escolas. “Dentre eles, estão inseridos assuntos como saúde bucal, acuidade visual, avaliação auditiva, o combate a dengue e medidas antropométricas, bem como ações educativas em relação à sexualidade, prevenção ao uso de álcool e drogas e alimentação saudável”, explicou.

Quatorze eixos temáticos serão trabalhadas numa parceria entre SMS e SME, que executarão as ações nos territórios escolares, sendo demonstrada a formação do programa neste ano para o planejamento e agendamento das ações nas instituições escolares.

Ao final do encontro, foi disponibilizado, ainda, um formulário para que as equipes pudessem preencher, indicando as atividades que acreditam ser mais pertinentes para sua realidade, dentro de sua comunidade escolar.

O Programa Saúde na Escola tem por objetivo promover a importância da alimentação saudável na infância, visando à integração e à articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população. Tem entre seus objetivos fortalecer a relação entre as redes públicas de Saúde e de Educação, de forma a ampliar o alcance e o impacto de suas ações relativas aos estudantes e a suas famílias; fortalecer o enfrentamento das vulnerabilidades, no campo da saúde, que possam comprometer o pleno desenvolvimento escolar; e promover a comunicação entre escolas e unidades de saúde, assegurando a troca de informações sobre as condições de saúde dos estudantes.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo