PROPOSTA SALARIAL: Governo oferece 11,73% de reajuste a servidores de SL, mais 5,25% de ganho real em 2023 e o mesmo em 2024

13 de abril de 2022 - 15:28
Por Juliano Palinha

Na manhã desta quarta-feira (13), 0 governo municipal de São Leopoldo apresentou a proposta de reajuste salarial ao funcionalismo público. Conforme o Secretário de Administração, Thiago Gomes, o percentual para todos os servidores, incluindo os professores é 11,73% de reajuste imediato, o mesmo índice no vale-alimentação e mais 5,25% do ganho real nos anos de 2023 e o mesmo índice em 2024 e o INPC do período desses anos citados. “Nossa proposta imediata é essa. A proposta dos sindicatos fala em perda, mas entendemos que não houve porque juridicamente a Lei Complementar não permitia o aumento”, explicou Gomes.

O secretário afirmou ainda que as pautas especificas, solicitadas pelos dois sindicatos, serão avaliadas, mas adianta que a proposta do plano de saúde será atendida. “A pedido dos sindicatos vamos formalizar a proposta hoje à  tarde para que levem  às assembleias, já que o Ceprol tem reunião hoje. As pautas específicas vamos  trabalhar, pois são muitas. Também vamos realizar um estudo de possibilidade de aumento do plano IPE Saúde”, afirmou.

Sindicato dos Servidores não aceita

A presidente do Sindicato dos Servidores, Aida Maria de Souza, já adiantou que essa proposta não será aceita pela categoria. Mesmo assim vai aguardar a proposta oficial. “Não vamos aceitar se for isso. Mas como não apresentaram formalmente  escrita  vamos aguardar o governo para conversar com a nossa diretoria e depois avaliar com a categoria”, respondeu Aida.

Ceprol aguarda por escrito

A presidente do Ceprol, Cristiane Mainardi, diz que o Sindicato dos Professores vai aguardar a proposta por escrito, pois a partir das 18 horas a categoria tem assembleia geral online. “Na verdade na reunião de hoje houveram debates, mas não há proposta por escrito. Estamos aguardando eles (governo) formalizar, pois caso contrário não há proposta”.

Além do Secretário de Administração, o Secretário de Gestão, Nelson Spolaor, de finanças, Eduardo Peters, e representantes dos dois sindicatos estiveram presente na mesa de negociação.

Proposta dos Sindicatos

Há dois anos os trabalhadores estão sem nenhum aumento por causa da Lei complementar 173, que impendia aumento de salários até 31 de dezembro de 2021. O Sindicato dos Servidores Públicos levou a proposta de a 27% de reajuste: 22% de INPC, mais 5% de ganho real, além 50% de aumento no vale alimentação, que hoje é de R$ 512,80. Já o Ceprol, o valor proposto pela categoria é de 33,24%, que é o piso salarial.

BERLINDA NEWS ENTREVISTA

Nesta quinta-feira (14) no programa Berlinda News Entrevista, a partir das 9h30, representantes dos dois Sindicatos estarão no programa. A reportagem aguarda a confirmação do Secretário de Gestão Nelson Spolaor, pois o Secretário de Administração, Thiago Gomes precisou cancelar sua participação por compromisso na gestão.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo