Entre as matérias em 1ª votação na Câmara de Vereadores de São Leopoldo, hoje (14) à noite, o governo municipal pede autorização para financiamento de R$ 10 milhões na Caixa Federal. Conforme o texto, o recurso será para a revitalização de patrimônio cultural e de áreas urbanas. E o governo coloca o Fundo de Participação do Município (FPM) como garantia para a instituição bancária.
Museu do Imigrante
Na lista para revitalização, Casa da Feitoria Velha/Museu do Imigrante (bem tombado estadual pelo IPHAE), Prédio da Antiga Prefeitura (Antiga Intendência e Cadeia Municipal); Museu do Trem (bem tombado estadual pelo IPHAE e acervo espólio do IPHAN); Centro Cultural José Pedro Boessio e a Praça do Imigrante incluindo a Ponte 25 de Julho.
Pelo grito não
Revendo a sessão da Câmara de Vereadores de terça-feira (12) – à disposição do youtube ou na página do facebook – impressiona a quantidade de vezes que o nome de uma pessoa no público foi citada pelo presidente Tarzan Corrêa (Republicanos) e até mesmo por vereadores da oposição. É a Casa do Povo sim. Mas isso não isenta que parte do povo decida impor sua opinião aos gritos.
Erro estratégico
Sobre os acontecimentos que resultaram no fim da sessão, a avaliação de integrantes do governo é que a notícia positiva da terça-feira – pacote de medidas para a saúde – passou despercebida. Infelizmente a saúde foi o tema, mas pelo viés negativo.
Respeito
De maneira diplomática, o pedetista Rafa Souza, encerrou sua fala na tribuna agradecendo a presença do presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcos Rovinski, mas lamentou a falta de respeito que interrompeu a fala do médico por várias vezes.