Em live agora, prefeito e secretários de São Leopoldo anunciam medidas para dar conta da demanda dos serviços de saúde, especialmente na área da pediatria. Confira as medidas:
- A partir de amanhã, 13, haverá mais 12 horas de atendimento pediátrico na UPA;
- -Mais um pediatra e um clínico geral no Centro de Saúde da Feitoria;
- A partir de amanhã, 13, a recomendação da Secretaria de Saúde é que pacientes com suspeita de covid não procurem a UPA, que busquem atendimento nas UBS.
- Médicos aprovados no último concurso serão chamados;
- A hora/médica passou de R$ 160 para R$ 180, na tentativa de atrair os profissionais;
- Será contratada uma empresa somente para pediatras de plantão no Centro de Saúde da Feitoria;
Aprovados
Secretário de administração, Thiago Gomes, disse que profissionais médicos de várias especialidades, aprovados no último concurso, serão chamados em seguida.
“No mesmo concurso havia vaga para pediatra, mas ninguém se interessou”, disse o secretário.
Só para dengue
O prefeito Vanazzi anunciou ainda, para amanhã, 13, um decreto autorizando enfermeiro (a) a prescrever medicação e solicitar exames somente para pacientes de dengue.
“Estamos aqui também para dizer que os próximos três, quatro meses serão de difíceis, com muita procura de atendimento principalmente na pediatria. Temos o inverno e as crianças começaram a sair, vão para a escola e isso chega na UPA, nas UBS e no hospital. Pais pro favor vacinem seus filhos para prevenir todas as doenças.”, pediu o prefeito.
- assinatura do decreto de novo protocolo para permitir que em casos de suspeita de dengue, o profissional de enfermagem possa solicitar os exames e prescrever medicação.
- contratação de empresa para fornecimento de profissional de pediatria para o centro de saúde da feitoria.*
- ampliação de mais 12h de plantão pediátrico na upa Zona Norte.
- Hospital Centenário já conta com 19 leitos de internação pediátrica e conta com 2 pediatras em plantão de 12h cada para urgência e emergência.