Vereadores aprovam realização de censo do autismo em São Leopoldo

7 de abril de 2022 - 21:57

Dois dos três projetos de autoria do vereador Jeferson Falcão (MDB), sobre autismo foram aprovados em segundo turno ontem (7). A principal matéria é o censo do autismo que deverá ser realizado pela administração municipal, número que permitirá e facilitará políticas públicas na saúde, educação e assistência social, por exemplo. “É um universo de pessoas que o município desconhece precisamente e a junção de dados qualificados permite que o município possa construir ações e dar um atendimento justo, prioritário e emergencial”, explicou o vereador  Falcão.

Simbologia

A segunda matéria aprovada ontem (7) faz ajustes à lei municipal 8626/2017 que obriga os estabelecimentos públicos e privados no Município de São Leopoldo a inserirem nas placas de atendimento prioritário o símbolo mundial do autismo e também nos assentos do transporte público de prioridade.

Vistas para alimentação 

O terceiro projeto que trata da  permissão para que pais de alunos autista, na educação infantil em tempo integral, possam acompanhá-los dentro da escola na adaptação alimentar não foi votado. Por maioria de votos, o pedido de vistas do vereador Marcel Frison (PT) foi aprovado e a matéria ficará fora da pauta por uma sessão. A justificativa do petista é ter mais tempo para debater com o autor, vereador Falcão, algumas mudanças. Conforme o projeto original, pais poderiam oferecer o próprio alimento e minimizar a seletividade alimentar, algo bem comum a quem tem TEA.

 

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo