Escolas municipais de Esteio terão brigada de combate a incêndio e primeiros socorros

5 de abril de 2022 - 17:12

Com objetivo de preparar os professores para agir com segurança em casos de acidente ou princípio de incêndio em escolas, a Secretaria Municipal de Educação (SME) está realizando, em parceria com o Corpo de Bombeiros e com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), uma série de capacitações.

A primeira atividade prática da formação “Brigadas de Incêndio e Primeiros Socorros nas Escolas (Bipse), que complementa a parte teórica iniciada em 18 de março, ocorreu na manhã desta terça-feira (5) na sede do Corpo de Bombeiros esteiense.

Com a ajuda de um boneco, o comandante da corporação, tenente Adelir Cemin, e o tenente Paulo Roberto Vaz falaram sobre como fazer uma massagem cardíaca e primeiros socorros que devem ser dados para pessoas engasgadas, entre outros assuntos. Eles também ensinaram para os educadores como usar mangueiras de combate a incêndio e extintores.

O objetivo das Bipse é promover mais segurança no ambiente escolar, capacitando os profissionais da Educação para agir corretamente, de forma eficaz e imediata, durante uma emergência. Ao todo, 364 profissionais se inscreveram. Até o dia 26 de maio, ocorrerão outras 13 aulas práticas.

As Bipse estão previstas na Lei Municipal 6.950 de 2018 e no Decreto Municipal 6.792 de 2020. Todas as escolas da Rede Municipal de Educação devem ter a sua Brigada, composta por, pelo menos, 30% do total de servidores em efetivo serviço.

Os participantes foram indicados pela equipe diretiva da escola e estão passando por formação teórica e prática. A formação teórica está sendo realizada de forma EAD, com materiais que foram enviados para estudo e uma avaliação online.

Após a formação, os brigadistas terão as funções estabelecidas pela Lei, promovendo maior segurança ao ambiente escolar.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo