MetSul alerta: Risco de temporais, vento forte entre a madrugada e a manhã desta quarta-feira no RS

29 de março de 2022 - 21:44

Os dados do modelo WRF da MetSul do fim da tarde desta terça-feira reforçaram o indicativo de vendavais localizados no Rio Grande do Sul entre a madrugada e a manhã desta quarta com o avanço do sistema frontal.

O alerta da MetSul ocorreu após vendaval de hoje (29) à tarde na  cidade de Mercedes, no Uruguai. A tempestade severa causou graves danos com múltiplos destelhamentos e carros destruídos por escombros de estruturas que vieram abaixo com a força do vendaval.

O risco de temporais é por conta de uma  frente fria começa a ingressar no território gaúcho no começo da quarta-feira, instabilizando a atmosfera com chuva e tempestades que localmente podem ser fortes a severas. Não se pode descartar que em alguns pontos os temporais possam provocar transtornos ou mesmo danos, assim como se vê no Uruguai.

No decorrer da madrugada e da manhã desta quarta, a instabilidade muito rapidamente vai se deslocar pelo território gaúcho, alcançando as demais regiões. Na sequência, ao longo do dia, vão atingir Santa Catarina e o Paraná. Todas as regiões do Rio Grande do Sul têm risco de temporais na chegada da frente fria, mas a área do Estado em que o potencial para tempestades será maior é a Metade Oeste. Já o período de maior perigo de tempo severo no território gaúcho será entre a madrugada e a manhã desta quarta.

Antecipa-se a probabilidade de granizo localizado e de alguns vendavais. O deslocamento muito rápido da frente e o fato de preceder uma massa de ar frio de maior intensidade acentuam o risco de vento forte. O potencial para vendavais fortes será alto, dentre outras regiões, na Metade Oeste gaúcha com rajadas perto ou acima de 100 km/h em pontos isolados.

Por MetSul

 

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo