Na última entrevista como secretário de Saúde (quinta-feira, 31, assume como vereador), Marcel Frison (PT) falou sobre o Centro do Idoso, aberto ontem (28), mas principalmente sobre o uso de máscara em locais fechados, medida que segue vigorando em São Leopoldo. Na participação no Berlinda News Entrevista de hoje (29), o secretário foi questionado e cobrado pelos internautas pela liberação da máscara em locais fechados. “A decisão de liberar a máscara não é minha, precisa de embasamento científico”, afirmou Marcel argumentando que não há embasamento cientifico suficiente para liberação geral da máscara.
Evidência
“Para a secretaria de saúde liberar é preciso de base científica. As pessoas encheram o saco de usara máscara. Eu também. estou enjoado. Mas não há hoje nenhuma evidência que podemos baixar a guarda. Ainda temos gente nas UTIs, adoecendo.”
Endemia
“Conforme a Fiocruz, o RS ainda está em pandemia, para liberação seria necessário estar em endemia. Acho precipitado, essa é minha opinião. O governo tem um comitê que é deliberativo e já questionou para a liberação das máscaras. Não sei o que vai acontecer, quem coordena isso é a secretaria geral de governo, não sou eu. Vamos acatar o que for decidido pelo comité. Mas eu vou me posicionar sempre da maneira mais cuidadosa possível.”
Crianças
“As pessoas me perguntam se sei que as crianças estão passando mal usando a máscara. Eu não sei. Quem tem que saber são os professores. Se isso está sendo problema de saúde, obviamente tem que ser retirada a máscara. Isso é uma diferença enorme de liberar geral, porque isso coloca em risco uma série de pessoas, por exemplo, criança que tem asma.”
Minha responsabilidade
“Sobre o comprovante vacinal nas escolas, minha responsabilidade como secretário é recomendar a vacinação, e a responsabilidade da Educação é avisar o Conselho Tutelar se alguma criança não está vacinada. Nosso papel se encerra aqui. O encaminhamento do Conselho Tutelar e do Ministério Público em relação aos pais, não é da nossa alçada.”
Direito garantido
“A criança com ou sem comprovante vacinal tem o direito garantido de frequentar a escola normalmente. Isso foi assim desde o início. A responsabilidade é dos pais, assim como a consciência de proteger os filhos.”
Filho não é propriedade
“Reafirmo que os pais não são donos dos seus filhos, no sentido da propriedade. Os filhos precisam ser protegidos, amados, não podem ser espancados, sofrer violência pelos pais. Eu entendo e defendo que proteger significa vacinar o filho para prevenção da doença”
Centro do Idoso
“É um espaço de referência, de acolhimento, com serviços, equipes de saúde. Mas isso não significa que o idoso terá que sair do seu bairro, da sua região para ter o atendimento. As equipes de Estratégia de Saúde seguem nas unidades para o atendimento porque a proposta do espaço é agregar, oferecer mais alternativas.”
Leitos convencionais
“Sobre leitos específicos para covid, como tivemos durante a pandemia, não existe mais porque o governo federal encerrou os repasses, mas a covid não terminou. Agora são leitos convencionais, mas os hospitais públicos terão que seguir atendendo pacientes covid. Não é por decreto que se encerra a doença.”
Problema técnico
Os últimos quatro minutos do programa não ficaram gravados porque um problema técnico derrubou a transmissão. Porém, nesse período, o secretário Marcel falou sobre a responsabilidade dos pais sobre proteção dos filhos, conforme o tópico Filho não é propriedade. Pedimos desculpas.
Ouça o programa na íntegra
Radiozinha medíocre, paga para dar ibope para esses bandidos do PT! Então, esse sem vergonha do Frison é o único no Estado que “NÃO TEM EMBASAMENTO CIENTÍFICO” para liberar as máscaras? As outras cidades todas têm! Por favor! Um cara que nem formação na área da saúde tem! VERGONHA DE VOCÊS POR AJUDAREM ESSES BANDIDOS A SE PROMOVEREM!