Smed realiza mais uma ação de Busca Ativa para diminuir a evasão escolar no município

27 de março de 2022 - 09:10
Por Juliano Palinha
A Secretaria Municipal de Educação (SMED), através da da Central de Matrículas, realizará nesta segunda-feira (28), a 8ª edição da Busca Ativa. A ação ocorre a partir das 14h às 16 horas, na rua Tenda, 27 – Tenda do Encontro – Ocupação Justo.

O movimento visa buscar aqueles estudantes que ainda não estão matriculados em escolas para que através de um cadastro eles possam ser encaminhados aos estabelecimentos de ensino, buscando garantir o direito à escola.

Serão realizadas as inscrições e cadastro de crianças na faixa etária de 4 a 6 anos do Ensino Fundamental, verificação do Cadastro Único e orientações do Bolsa Família. Também haverá pesagem das crianças e mulheres, e cadastro e transferência para o Ensino Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos.

EVASÃO ESCOLAR GIRA EM TORNO DE 800 ALUNOS

Um dos maiores desafios daSMED é trazer de volta cerca de 800 estudantes que estão fora da sala de aula da rede municipal em 2021. O secretário Ricardo Luz diz que esse número representa um cenário pré-pandemia e acredita que o modelo de busca ativa adotado na cidade vai ajudar nesta missão.

“Se pegarmos os números do ano passado, que é muito, retornamos naquele momento antes da pandemia. Agora o nosso desafio é tentar zerar isso. Claro que é difícil zerar, mas com a nossa modelagem de busca ativa, que o Estado adotou aqui na 2ª CREA, tentaremos buscar esses estudantes. O que significa, tínhamos um índice de evasão “x” antes da pandemia e na pandemia esse número cresceu imensamente por vários motivos, então vamos fazer essa política de busca ativa para diminuir o máximo”, explica.

No município, de acordo com Ricardo, são em torno de 30 mil estudantes. “Reconhecemos que o número é altíssimo, por isso faço questão de falar 800 alunos, porém, em termos de porcentagem este número não representa 5%, mas independente disso, o número é chocante e nosso desafio, reforço, é buscar zerar”, completa o secretário.

Para o cadastro as famílias devem comparecer munidos dos seguintes documentos:

  • – Certidão de nascimento da criança
    – Documento do responsável
    – Comprovante de endereço
Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo