“Algo inacreditável está acontecendo aqui hoje. Entrei para esse partido com 15 anos de idade. Não sou filho de políticos famosos e nem tenho sobrenome de grife, eu sou Souza, como metade da população gaúcha”.
Essas foram as primeiras palavras do deputado Gabriel Souza como pré-candidato do MDB a governador do Rio Grande do Sul. Com a voz embargada e apesar de apenas 38 anos de idade, ele falou sobre a sua trajetória de 23 anos de militância.
Gabriel foi escolhido como o representante do MDB para disputar o comando do Palácio Piratini por 57 votos favoráveis e dois contrários (80,2% do total). Antes da escolha do nome do pré-candidato, o Diretório Estadual votou também a moção encaminhada por um grupo de filiados que pedia que a decisão fosse avalizada por um colégio eleitoral ampliado. A moção recebeu 56 votos contrários e 3 favoráveis, o que valida a escolha de Gabriel e a imediata definição da sigla no quadro eleitoral do RS.
Compromisso com a história e o RS
Ao encerrar o seu discurso no final da manhã deste domingo, Gabriel Souza reafirmou o seu compromisso com a história e o projeto do partido. “Posso ser de outra geração, mas carrego os mesmos valores e princípios daqueles que desbravaram os caminhos e fizeram do MDB o maior partido do Rio Grande do Sul”. E para finalizar, arrematou: “Quero fazer jus a essa confiança e dar orgulho a cada integrante da família emedebista”.
Unidade pelo Rio Grande
Um dos pontos altos da reunião do Diretório Estadual foi a participação do ex-governador José Ivo Sartori. Ele chegou para votar por volta das 10h30 da manhã e após se dirigiu para o auditório onde foi ovacionado pela base partidária.
Bem humorado, Sartori conversou com os correligionários e discursou a favor da união do MDB em prol de um projeto maior para o Estado. “Vamos trabalhar para que a unidade se estabeleça, pois o Rio Grande precisa de todos nós”, declarou Sartori.
Através de uma mensagem em vídeo, o presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi, também enviou o seu recado de entusiasmo e conciliação aos emedebistas gaúchos. Falou sobre as conquistas e tradição da legenda no Rio Grande e de sua ampla representatividade na Câmara dos Deputados, assembleias legislativas, prefeituras e câmaras de vereadores.
“Vamos apresentar um projeto de desenvolvimento para o Estado. Tenho certeza de que unido o MDB vai sair vitorioso em outubro”, declarou Baleia.