Após dois anos sem reajuste por conta da pandemia, servidores municipais de São Leopoldo começam os debates da campanha salarial 2022 pela elaboração da proposta salarial. A data base da categoria é 10 de abril. Conforme a presidente do Sindicato dos Servidores Municipal, Aida Maria de Souza, o primeiro passo já tem data. “Na quinta-feira (31) teremos e reunião com a diretoria para formarmos o esqueleto daquilo que vamos pleitear”, afirmou a presidente com exclusividade a reportagem da Berlinda.
A Lei Complementar 173, de 2020, que tratava do auxílio federal a estados e municípios para o enfrentamento da pandemia de Covid-19, impediu aumento do gasto com pessoal até 31 de dezembro de 2021. Com isso, os salários dos servidores ficaram congelados neste período, não houve novas contratações e o pagamento de progressões e promoções também não ocorreu Agora, sem as restrições legais, as administrações estão livres para conceder os benefícios.
Aida diz que reuniões tem ocorrido com mais frequência entre a direção, jurídico e servidores para definir diretrizes da negociação. Porém, nada de percentuais por enquanto. Ontem (23) a presidente recebeu a vereadora Iara Cardoso no Sindicato , que também é servidora pública e a pauta foi data base e reajuste.
Nesta quinta-feira (24), a presidente foi convidada e esteve no gabinete do vereador Falcão (MDB), também servidor municipal. A pauta foi a reposição das perdas dos secretários de escolas, cargo desempenhado pelo vereador que é Servidor Público.