Pré-candidatos à Assembleia Legislativa, os vereadores Ana Affonso (PT) e Gabriel Dias (Cidadania), já disputam na tribuna da Câmara de Vereadores, parte do eleitorado de São Leopoldo, principalmente servidores municipais e professores. Para entender isso basta voltar a setembro de 2021, votação das RPVs, momento mais polêmico do ano para os governistas.
Na presidência da Casa, Ana Affonso, colocou em votação ( por exigência do 7° andar) o projeto do Executivo que atingiu diretamente os servidores que começaram agora a receber as RPVs. Porém, com aprovação do projeto, reduziu de 10 para seis (6) salários mínimos o pagamento direto. Acima de seis, vira precatório.
Gabriel Dias, por sua vez, saiu em defesa dos servidores municipais e junto com os demais vereadores de oposição evitou que o projeto fosse votado em regime de urgência especial. Embora não tenha conseguido os votos para rejeitar o projeto, a matéria tramitou normalmente deixando o assunto em evidência por vários dias.
Mais um?
A lista de pré-candidatos a deputado estadual e federal, da Câmara de Vereadores de São Leopoldo, pode ter mais um. Há quem diga que o atual presidente da Casa, Tarzan Corrêa (Republicanos), está pensando seriamente em concorrer a deputado federal. A direção estadual do Republicanos ficaria satisfeita em ter um palanque na cidade.
Categoria
Vereadora e pré-candidata à Câmara Federal, na condição de servidora municipal, Iara Cardoso (PDT) fez um movimento sobre o dissídio que se aproxima. Conversou com a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, Aida Souza. Lembrando que independente de percentual, precisa ser retroativo a 10 de abril, caso contrário haverá mais um passivo a ser buscado na Justiça.
Foto; André Lemke